quinta-feira, 26 de junho de 2008

Molécula extraída de peçonha de aranha tem potencial neuroprotetor


Substância da peçonha da aranha Parawixia bistriata poderá levar ao desenvolvimento de medicamentos pra tratar doenças degenerativas

Pesquisadores da Universidade de Ribeirão Preto (USP) isolaram a Parawixin1, a primeira molécula isolada da peçonha da aranha Parawixia bistriata. Em testes de laboratórios com ratos, os cientistas descobriram o potencial neuroprotetor da substância, que foi capaz de proteger as células neuronais — células nervosas — do efeito devastador que pode causar o excesso de glutamato, um aminoácido importante no metabolismo humano.

A pesquisa foi considerada pelos editores de uma das mais respeitadas revistas científicas de farmacologia do mundo — a norte-americana Molecular Pharmacology — como uma das mais promissoras perspectivas para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes no tratamento de doenças como a esclerose lateral amiotrófica, mal de Alzheimer, esclerose múltipla e esquizofrenia.

Em sua última edição de 2007, Delany Torres-Salazar e Christoph Fahlke, do Instituto de Neurofisiologia de Hannover, Alemanha, analisaram o trabalho publicado pela doutorada Andréia Cristina Fontana, que foi orientada e co-orientada, respectivamente, pelos professores da USP Joaquim Coutinho-Netto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e Wagner Ferreira dos Santos, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), que estudam essa espécie de aranha há mais de 10 anos.
A Parawixia bistriata é comum na América do Sul e pode ser encontrada principalmente em áreas de cerrado.

O excesso do glutamato, que também é um neurotransmissor — principal substância química produzida pelos neurônios de mamíferos e que faz a comunicação entre as células, as sinapses — causa a morte celular que, em alguns neurônios, pode ocorrer em apenas quatro minutos. O resultado desse processo de morte das células nervosas pode levar a lesões e, consequentemente, às chamadas doenças degenerativas.

Para Coutinho-Netto, em doenças auto-imunes, por exemplo, onde os neurônios estão a ser atacados e a libertar glutamato, a molécula pode agir como um aspirador. “Essa pesquisa, apesar de ser bem básica, traz boas perspectivas porque há 30 anos que não se tem nada de novo nessa área. Os medicamentos que hoje em dia existem são provenientes de descobertas do início do século passado.”

Por isso, os pesquisadores internacionais que aguardam a descrição da estrutura da molécula Parawixin1, consideraram-na intrigante, pois tem acção específica e com potencial para se trabalhar com o sistema nervoso central. “Ela é totalmente desconhecida e nova”, relata o professor Coutinho-Netto.
Fonte: Agência USP (Brasil)

terça-feira, 24 de junho de 2008

Fármaco experimental laquinimod reduz lesões na esclerose múltipla


O fármaco experimental oral laquinimod, da Teva Pharmaceutical Industries, apresentou resultados positivos num estudo de Fase II para o tratamento da esclerose múltipla.

Segundo os resultados do estudo, o fármaco demonstrou reduzir o número de lesões no cérebro em pacientes com esclerose múltipla recorrente remissiva, em comparação com placebo. Assim, o laquinimod parece atrasar a doença e ser bem tolerado pelos pacientes.

Os resultados foram publicados na "The Lancet".

Após 36 semanas do estudo com 306 pessoas, os pacientes com esclerose múltipla recorrente remissiva que tinham sofrido uma ou mais recaídas no ano anterior receberam aleatoriamente uma de duas doses de laquinimod ou placebo. Aqueles que receberam a dose mais elevada do fármaco atingiram uma redução de 40,4 por cento nas lesões cerebrais, em comparação com os que receberam placebo. O tratamento com a dose mais baixa não demonstrou resultados significativos em comparação com o placebo.

Quando os investigadores expandiram o estudo por mais 12 semanas, os pacientes demonstraram uma redução média de 60 por cento no número de lesões no cérebro.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Madeira: Deficientes vão poder passear nas serras da região com cadeira de rodas especial


Funchal, 16 Jun (Lusa) - As pessoas portadoras de deficiência podem agora passear pelas levadas da Madeira através de um meio de transporte especializado que permite passear nestes percursos pedestres.

Trata-se de uma cadeira de rodas adaptada, construída em França, que tem apenas uma roda, é movida com o apoio de duas pessoas, foi baptizada com o nome de "joellete" e tem um custo unitário de três mil euros.

A cadeira tem por objectivo "criar condições para que os deficientes tenham uma participação activa em actividades de contacto directo com a natureza, melhorando a qualidade de vida destas pessoas"

Estão disponíveis três destas cadeiras na região, devendo o serviço ser requerido junto das associações.

A pessoa portadora de deficiência tem o apoio de duas pessoas para deslocar a cadeira e para efectuar os percursos pedestres.

Os percursos pedestres são caminhos que permitem observar a beleza natural das serras da Madeira, sendo muito utilizados pelos turistas que visitam a Madeira, existindo 23 catalogados e 18 recomendados.

sábado, 14 de junho de 2008

O Grande Almoço Alentejano!

Palavras para quê...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

¡Mójate por la Esclerosis Múltiple!

Spot da campanha solidária da esclerose múltipla em Espanha
13 de Julho de 2008




Campanha “Mójate por la Esclerosis Múltiple” (Molha-te pela Esclerose Múltipla)


É uma acção de sensibilização social e de solidariedade para com as 40.000 pessoas que sofrem de EM em Espanha.



O “Mójate-Mulla´t-Busti zaitez”, iniciado em Espanha pela Fundación Esclerosis Múltiple em 1994, é um acto de participação dos cidadãos e de captação de recursos, cujo objectivo é melhorar a qualidade dos cuidados prestados às pessoas afectadas pela doença e apoiar a investigação da EM em Espanha.



No que consiste esta campanha?
- cada piscina organiza as suas próprias actividades lúdicas
- contabilizam-se os metros nadados por iniciativa e cada participante recebe um diploma
- convidam-se pessoas significativas em áreas como a política, desporto, ciência, cultura e espectáculo juntamente com as suas famílias e amigos que se molham pela EM
- escolhe-se uma piscina que funciona como central de dados da campanha
- contacta-se 4x por dia cada uma das piscinas da iniciativa para saber se está tudo a correr bem
- no final do dia, recolhem-se os dados relativos ao número de participantes e número de metros nadados
- ampla cobertura pelos meios de comunicação social

Quem faz acontecer:
- pessoas sensíveis interessadas pela solidariedade e capazes de levar a cabo acções de voluntariado
- a sociedade civil, sem a qual esta iniciativa não faria sentido
- responsáveis pelas piscinas que cedem as suas instalações de forma desinteressada e se envolvem pessoalmente antes, durante e depois na iniciativa

Traduzido do site: http://www.esclerosismultiple.com/Mojate.html




quinta-feira, 12 de junho de 2008

Nova abordagem contra a Esclerose Múltipla


Estudo apresentado na revista Archives of Neurology revela que um tratamento com doses elevadas de ciclofosfamida pode ajudar doentes com Esclerose múltipla (EM).

O fármaco é usado há cerca de meio século no tratamento de doenças oncológicas, dentro de uma combinação de regime de quimioterapia ou como monoterapia.

Este estudo constatou, no entanto, que o fármaco também se mostrou eficaz ao conseguir reduzir o grau de incapacitação e as lesões cerebrais provocadas pela EM.

Os nove pacientes envolvidos no estudo receberam grandes doses de ciclofosfamida intravenosa apenas durante quatro dias consecutivos, para voltar a activar devidamente o sistema imunitário. Os pacientes foram monitorizados durante dois anos após terem recebido o fármaco. Cinco deles não demonstraram sinais de actividade da doença, e os outros quatro mostraram grandes melhoras, segundo Douglas Kerr, da Johns Hopkins University, em Baltimore, nos EUA.

De acordo com o cientista, os pacientes chegaram a recuperar as funções físicas que tinham sido perdidas devido à doença. Os actuais fármacos tendem no máximo a desacelerar a evolução da EM, sendo necessária uma administração constante. "Neste estudo verificou-se que, quando se dá ciclofosfamida uma só vez consegue-se restaurar o sistema imunitário, para que o cérebro e a coluna vertebral não sejam atingidos. E é por isso que o torna (fármaco) bem diferente e animador", disse Kerr.
Fonte: Saúde na Internet, o site dos médicos

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Almoço e boleias

Apanhados no messenger a falar do almoço do Gang:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
xana diz:
ainda vamos aos 80
loisa diz:
vamos passar os 80. Ainda vamos é ser presos por excesso de velocidade!!!!!
xana diz:
ohhh!!!! Seu guarda, eu tenho EM, não posso olhar para o ponteiro da velocidade!
(loisa e xana perdidos de riso....)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

:) Gang é Gang, malta! Continuamos a ter pessoal a precisar/dar boleias: neste momento temos 2 pessoas a precisar de boleia na zona de Setúbal e temos lugares num carro a sair de Matosinhos (ver os comentários do outro post do almoço). Digam alguma coisa!

A hora do encontro no restaurante é 13h.

Já somos quase 70, quem estava à espera? :)

terça-feira, 3 de junho de 2008

IEFP assina protocolo com empresas para promover integração de pessoas com deficiência


Lisboa, 03 Jun (Lusa) - O Instituto do Emprego e Formação Profissional assina amanhã protocolos com 15 empresas para a promoção da integração profissional de pessoas com deficiência, iniciativa integrada no Plano de Acção Para a Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Incapacidades.

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), as empresas aderentes comprometem-se a "promover o emprego e a empregabilidade das pessoas com deficiência", através da "realização de estágios profissionais e de contratação de pessoas com deficiência, incluindo em regime de teletrabalho, bem como promovendo a celebração de contratos de prestação de serviços com pessoas com deficiência".

As 15 empresas envolvidas são a Caixa Geral de Depósitos, Chamartín, CP, Carris, IBM, CTT, Delta Cafés, EDP, El Corte Inglés, Galp Energia, grupo Auchan, Jerónimo Martins, Microsoft, MRW e Portugal Telecom.

O IEFP vai prestar formação a dirigentes e técnicos das empresas e disponibilizará apoio financeiro e técnico nos processos de selecção, formação, adaptação de postos de trabalho, eliminação de barreiras arquitectónicas e no acompanhamento pós-contratação.

Outra função do IEFP será identificar as actividades que podem ser desempenhadas por pessoas com deficiência e que correspondem às necessidades das empresas.

Fonte: Agência Lusa