quinta-feira, 2 de junho de 2011

Move-te pela Esclerose Múltipla: um Verdadeiro Sucesso!!



À medida que os anos vão passado, mais e mais pessoas se associam ao Move-te pela Esclerose Múltipla, tendo vindo a crescer desde que foi criado, há 3 anos, no dia 27 de Maio de 2009.
Nessa altura foram 7 as cidades escolhidas para acolher este evento nacional mas no ano seguinte, foram 9! Este ano, foram 10 as cidades que se vestiram de verde (cor do Gang da EM): Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Queluz, Pinhal Novo, Sines e Lagos.

Este ano conseguimos um verdadeiro recorde: caminharam e pedalaram, em todo o país, mais de 1600 pessoas!!!!! Os participantes foram, na sua grande maioria, Solidários, pelo que, com estes números, não temos qualquer problema em dizer que o Move-te 2011 foi um autêntico sucesso!!!!! Afinal, este é um evento destinado a sensibilizar, precisamente, a sociedade civil e é importantíssimo que pessoas anónimas se aproximem e façam perguntas sobre a EM.

É importante que figuras públicas como a Elisabete Jacinto, o Cândido Barbosa, a Aurora Cunha e o José Regalo falem da EM depois de alertados por nós. É importante que eles dêem a cara por uma doença desconhecida e que, de agora em diante, também eles possam dizer que esta doença existe mesmo, que afecta pessoas muito jovens e que não é a "doença dos velhinhos" nem a "doença dos ossos"!

Temos orgulho que eles tivessem falado este ano por nós, publicamente!

Temos orgulho que a actriz São José Lapa e a cantora Jazz, Maria Viana, tenham aceite o convite imediatamente para prestar o testemunho a favor dos que sofrem desta doença!

Mas este Move-te pela Esclerose Múltipla não acabou por aqui! Houve mais: as inscrições não paravam de chegar! Só para terem uma ideia, tivemos de as adiar por mais um dia, tal era a solicitação e depois, tivemos de as encerrar e dizer a toda a gente que tinha parado, que não podiam inscrever-se mais!
Tivemos imensa pena de fazer isso, mas podem crer que, caso não tivéssemos encerrado as inscrições, teríamos de estar frente aos computadores horas depois do evento!... Na véspera, em cada minuto, caía uma média de 3 inscrições no nosso mail e foram precisas 4 pessoas para as ver e responder a todas!...

Este ano conseguimos chegar a Faro com a preciosa colaboração da Dina Visitação!

Fomos pela primeira vez a Braga com a ajuda da Amiga Dalila Monteiro.

Continuámos no Porto (com o Argimiro Pinto, Pedro Mendes e Carla Ferreira), em Aveiro (com o Luis Silva e o João Venâncio), em Leiria (com o Ruca e a Elisabete Pedrosa), em Coimbra (com a Ana Reis e a Ana Sacramento), em Lisboa (com a Patrícia Rangel, o Alexandre Tomás e a Inês Santos), em Queluz (com outra Amiga do Gang da EM, a Guilhermina Sousa), em Pinhal Novo (com o Familiar João Velhas e a Amiga Susana Proença) e em Sines (com o Telmo Macarrão).

É importante falar de todos eles, de TODOS os que ajudam a erguer o Move-te pela Esclerose Múltipla cada ano que passa, de TODOS os doentes que se esquecem da EM, de todos os familiares e amigos que não desarmam e ficam a ajudar incondicionalmente!

Vamos aos números dos participantes em cada uma das cidades:

Porto - 323 pessoas!!
Sines - 271 pessoas!!
Pinhal Novo - 212 pessoas!!
Lisboa - 178 pessoas!!
Leiria - 150 pessoas!!
Aveiro - 125 pessoas!!
Braga - 114 pessoas!!
Lagos - 112 pessoas!!
Queluz - 91 pessoas!!
Coimbra - 83 pessoas!!

Cada ano que passa o Gang da EM sente cada vez mais um bocadinho de dever cumprido por causa de todos eles e por causa de TODOS quanto caminham e passeiam de bicicleta para darem "voz" e "cara" à Esclerose Múltipla; para que a EM seja conhecida de todos.

Achamos que é imprescindível continuar a fazer mais e mais edições do Move-te pela Esclerose Múltipla! Sabemos que ainda são poucas as pessoas que conhecem a nossa doença e, como o grande objectivo do evento é, precisamente, sensibilizar a sociedade civil, não iremos desistir tão facilmente dessa nossa missão! Por vezes as barreiras são enormes, outras vezes há quem as crie por nós, mas esta é a nossa missão desde o início: Um Por Todos e Todos Por Um, por isso, iremos SEMPRE à luta, nem que seja para esbarrar contra a parede uma, duas ou três vezes! Mas tentamos SEMPRE!!!

Desistir não está no nosso vocabulário!

Este ano chegámos ao Sul de Portugal!... Esperamos que, para o ano, possamos chegar ao Interior do País!

Precisamos da ajuda de TODOS para continuar a LUTAR por TODOS NÓS, com Esclerose Múltipla! E o Move-te pela Esclerose Múltipla já se tornou conhecido como sendo um importante mote para essa luta...

Obrigado a todos vós pelo Apoio Incondicional!

Preparados para mais um êxito para o ano?


2 comentários:

Anónimo disse...

Foto-videos do "Mexa-se pela Esclerose Múltipla"
www.facebook.com/unitedphotopress

mariadanazare disse...

Muito obrigada a todos por nos fazerem sentir que não estamos sozinhos!