terça-feira, 27 de novembro de 2007

Simulação permite recriar esclerose múltipla

27-Nov-2007
No âmbito do 2º Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, que se assinala no dia 4 de Dezembro, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla recria sintomas desta doença crónica neurodegenerativa, através de uma variedade de simulações, a acontecer amanhã, dia 28, pelas 11h00, na Praça dos Navegantes (piso 0), no Centro Colombo, no âmbito do projecto “Saúde no Centro”.

Esta acção de sensibilização da SPEM insere-se na iniciativa da Sonae Sierra, desenvolvida em conjunto com instituições de saúde, que prevê proporcionar aos visitantes dos Centros, um serviço de utilidade pública, através da realização de rastreios e acções informativas.

Os visitantes serão convidados a desempenhar pequenas tarefas rotineiras, como apertar um botão ou descascar uma maçã, dificultadas por mecanismos que recriarão a sintomatologia da doença. Visão turva, dificuldade de coordenação de movimentos, perda de equilíbrio são apenas alguns sintomas que serão recriados para exemplificar as dificuldades que os doentes com Esclerose Múltipla vivem diariamente. Esta acção de sensibilização prolonga-se até ao próximo dia 4 de Dezembro, entre as 10 e as 23h00 no Centro Colombo.

O principal objectivo é sensibilizar os portugueses para os sintomas da doença, muitas vezes ignorados. Quando detectados precocemente podem contribuir para um tratamento mais correcto e atempado da doença, evitando a sua progressão.

Neste 2º Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla a SPEM pretende, acima de tudo, chegar à população portuguesa levando-os a conhecer de perto a realidade dos doentes que enfrentam diariamente esta patologia crónica. A comemoração anual desta data pretende ser mais um instrumento de consciencialização dos portugueses para esta doença crónica do sistema nervoso.

Em Portugal, há poucos estudos epidemiológicos que permitam saber com exactidão quantos portugueses são portadores de Esclerose Múltipla. Alguns dados indicativos apontam para cinco mil indivíduos, mas são muitos mais os que se encontram ainda por diagnosticar. A falta de consciencialização dos clínicos gerais para esta doença leva a que os portadores de Esclerose Múltipla procurem o neurologista quando a doença se encontra já num estado avançado. A Esclerose Múltipla é a segunda causa de incapacidade em jovens (depois dos acidentes de viação), com o primeiro surto a ocorrer geralmente entre os 20 e os 40 anos, sendo mais frequente no sexo feminino.

Fonte: CiênciaPT

4 comentários:

Bina Ladina disse...

Sabes se vai ficar lá até ao fim-de-semana?
Alguém já foi lá?
.. Eu de semana não consigo ir a estes eventos na outra ponta da cidade :(

Anónimo disse...

ola bina ladina
sim vai estar até dia 4 ( dia nacional da pessoa com e.m. )
sim eu já fui la e esta bastante curioso, assim sempre as pessoas podem ver aprocimadamente o k a gente passa no nosso dia a dia.

xana

Bina Ladina disse...

Bigada Xana :D
Valeu!
Assim vou lá sábado e 'vejo' e mostro a quem vier comigo :)
Mais uma vez.. Obrigada!

Anónimo disse...

Olá meus amores:

nem imaginam como eu fico feliz por saber que já há cada vez mais iniciativas destas...
Embora ainda sejam pouquinhas já é muito bom...
Só tenho pena de uma coisa, de não haver esse tipo de iniciativas por aqui pela minha zona (Évora).
Hoje almoçei com parte da minha familia e estive com alguns amigos e disse a ambos os grupos que se houvesse este simulador que os levaria lá a todos...
E o que me deixou bastante orgulhosa em ter a familia que tenho foi o facto de terem mostrado bastante curiosidade de como será viver com E.M., visto que eu aparentemente não pareço ter E.M., mas a verdade é que a tenho!!!
Bom...qualquer dia estou eu a dizer-vos que fui a uma das iniciativas mas desta vez aqui no Alentejo...ah pois é...estas iniciativas estão a aumentar cada vez mais!!!
Beijocas ternurentas para vocês desta amiga,
Anabela Rosado