quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dieta rica em Omega 3 melhora a vida dos portadores de esclerose múltipla

Uma dieta rica em peixe, frutas e legumes “pode ser uma das principais formas de evitar os períodos de crise em portadores de esclerose múltipla” (EM). Foi o que afirmou o neurologista Dagoberto Callegaro, do Hospital das Clínicas de São Paulo, um dos especialistas que estão reunidos em São Paulo até sábado em evento que discute a eficácia dos tratamentos disponíveis para a doença.
Callegaro faz a afirmação tomando como base os resultados de uma pesquisa feita com portadores da doença na Noruega, um dos países com maior incidência de esclerose múltipla. Os investigadores compararam as cidades onde os moradores comiam mais e menos peixe, e constataram que nas localidades em que as pessoas ingeriam mais bacalhau, salmão e atum, menores eram as taxas de EM.
Para o médico, “uma dieta rica em peixes com omega-3 e que exclui leite, derivados e a carne vermelha, é uma das formas que o portador da doença tem de controlar os períodos de crise”, que vão desde uma perda parcial da visão até a falta de movimento total nos braços e nas pernas.
“As nossas mães e avós estavam certas quando nos obrigavam, na infância, a tomar uma colher de óleo de fígado de bacalhau diariamente”, disse Callegaro que adiantou que “o suplemento com omega tem mostrado bons resultados na qualidade de vida e no controlo da doença nos portadores de esclerose múltipla”.

Fonte: O Globo Online

2 comentários:

Anónimo disse...

nos países industrializados, as proteínas do leite de vaca são, muitas vezes, as primeiras proteínas estranhas que chegam ao intestino do recém-nascido. A reação imunitária pode causar uma doença auto-imune que, mais tarde, será um dos fatores-chave no aparecimento de diabete ou de esclerose múltipla. Encontram-se anticorpos contra a caseína bovina com muito mais freqüência no sangue dos doentes afetados pela esclerose múltipla do que nos indivíduos sãos.
É pouco provável que essa informação importante seja divulgada pela grande imprensa, em virtude da pressão da indústria do leite, cuja publicidade apresenta esse alimento como perfeito para a saúde, ao manter o público na ilusão por razões comerciais. O lucro passa na frente da saúde e da verdade!
(Santé Nouvelles, fevereiro de 2003)

loisa disse...

Obrigada pelo comentário. Mas se calhar só podemos mudar as coisas se fizermos por isso e dermos a cara!!