quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Caros Gangsters e amigos

Pesquisadores da Suécia descobriram uma associação entre o trabalho por turnos e o aumento do risco de esclerose múltipla. Os que se envolveram em funções desse tipo antes dos 20 anos, correm mais risco de desenvolver a doença devido a uma interrupção no ritmo circadiano e no sono.

Estudos anteriores já mostraram que turnos de trabalho a noite ou com horários rotativos, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, distúrbios da tiróide e câncer.

A interrupção do ritmo circadiano e as mudanças no sono estão associadas aos que trabalham no turno nocturno. A esclerose múltipla é uma doença inflamatória no sistema nervoso, que pode surgir de fatores externos, como estilo de vida e perdas de sono relacionadas à jornada de trabalho.

Resultados mostraram que os pacientes com a doença que haviam trabalhado em turnos, por três anos ou mais, antes do 20 anos tinham duas vezes mais risco de desenvolver a doença em comparação com os que nunca trabalharam em turno.

Os pesquisadores analisaram dados de dois estudos para comparar a ocorrência da esclerose nas pessoas que tinham trabalhado em turnos e os que nunca tinham sido expostos a funções desse tipo. Todos os participantes residiam na Suécia e tinham entre 16 e 70 anos.

A análise revelou uma associação entre o turno de trabalho e a ocorrência da doença. Dr. Anna Karin Hedström, líder do estudo realizado no Instituto Karolinska, em Estocolmo, acredita que a associação pode ser considerada verdadeira, pois teve como base duas pesquisas já realizadas.

Os autores do estudo, publicado na revista Annals of Neurology, sugerem que a ruptura do ritmo circadiano e perda de sono pode ter um papel no desenvolvimento da esclerose múltipla, porém os mecanismos exactos por trás deste aumento do risco ainda não estão claros e é preciso novos estudos.

Fonte: UOL Ciência e Saúde

.

2 comentários:

André Ponce disse...

Estamos aguardando as atualizações do bolg Gang da Esclerose Múltipla aqui no Brasil,pois tenho seu blog relacionado ao meu,e tem muitos Brasileiros que acompanham o Gang.

Forte abraço,força e fé a todos!!

http://amigosdaesclerosemultipla.blogspot.com/

André Ponce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.