sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Tysabri em papel

O Xana enviou este documento, com toda a informação genérica sobre o Tysabri: http://docs.google.com/Doc?id=dj7cgnd_2ckt9twfh. Obrigada!

1 comentário:

Denny disse...

Informações importantes sobre Tysabri....
Remédio contra esclerose múltipla pode causar danos ao fígado, diz FDA
Agência de fármacos dos Estados Unidos relatou problema em comunicado oficial.
Alguns pacientes tiveram problemas hepáticos seis dias após ingerir Tysabri.

As empresas farmacêuticas Biogen Idec e Elan notificaram a comunidade médica de que o Tysabri, usado para tratar esclerose múltipla, causou danos "significativos" ao fígado de alguns pacientes seis dias depois da primeira dose. A informação foi divulgada pelo FDA, a agência que regula a venda de fármacos e alimentos nos Estados Unidos.

"O uso do Tysabri deverá ser encerrado em pacientes que mostrarem sinais de danos significativos ao fígado. Além disso, os médicos devem avisar seus pacientes de que o Tysabri pode causar esse problema", declarou o FDA em comunicado oficial.


O remédio ainda não é comercializado no Brasil, mas seu lançamento no país está marcado para este ano.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL329381-5603,00-REMEDIO+CONTRA+ESCLEROSE+MULTIPLA+PODE+CAUSAR+DANOS+AO+FIGADO+DIZ+FDA.html
Matéria veiculada na Globo.com no dia 27/02/2008

A Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) informou que o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) concluiu ser necessário actualizar a informação sobre o Tysabri (natalizumab) e advertir os médicos e os doentes de que pode ocorrer lesão hepática durante o tratamento.

Assim, foram acordadas quais as advertências sobre lesões hepáticas que devem ser incluídas na informação constante no Resumo das Características do Medicamento (RCM) e Folheto Informativo (FI) do Tysabri.

Foi também solicitada, ao titular de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) do Tysabri, a actualização do RCM e FI, de forma a incluírem esta nova informação de segurança.

Estas recomendações vêm na sequência da avaliação de reacções adversas hepáticas notificadas à Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) e que ocorreram em doentes tratados com Tysabri.

O Tysabri é um agente imunossupressor selectivo que é utilizado no tratamento da esclerose múltipla (EM) com exacerbação-remissão, ou seja, caracterizada por períodos sintomáticos alternando com períodos assintomáticos. O Tysabri está indicado em doentes com elevada actividade da doença apesar do tratamento com interferão beta ou quando a doença é grave e evolui rapidamente.
Isabel Marques

Fontes: Infarmed