quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tim e os Xutos e Pontapés apoiam a causa da Esclerose Múltipla

Mensagem a propósito da celebração do primeiro Dia Mundial da Esclerose Múltipla
( 27 de Maio de 2009 )

'se existe o problema, existe a solução'
'se não existe a solução, não existe o problema ?'

A falta de estudo torna os problemas já de si grandes em coisas inultrapassáveis.
O conhecimento ajuda a minorar progressivamente as dificuldades e pode realmente encontrar as soluções.

Tornar um problema mais visível, falar sobre ele, divulgá-lo, faz com que a solução seja procurada de forma mais eficaz.

Essa é a meta do Dia Mundial da EM, focar a luz sobre a Esclerose Múltipla para que se faça luz sobre o seu tratamento.

Quem quiser tem oportunidade de participar neste movimento para tornar a EM num problema global e assim ajudar a angariar fundos para o estudo da doença.

Participe. Registe-se!
http://www.worldmsday.org/
Tim

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nelson Évora apoia a causa da Esclerose Múltipla

Mensagem a propósito da celebração do
primeiro Dia Mundial da Esclerose Múltipla

( 27 de Maio de 2009 )




Devemos unir esforços para que as complexas necessidades das pessoas com EM sejam adequadamente preenchidas.

Cabe-nos a nós, cidadãos do mundo, garantir que estas pessoas têm apoio social e acesso a tratamentos e terapias que possam melhorar a sua qualidade de vida.

Da minha parte alertarei para esta problemática, porque acredito que se trabalharmos em conjunto tudo será mais fácil!


Nelson Évora

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reportagens na RTP

Tratamento para esclerose múltipla permite remissão da doença

"Um estudo publicado num jornal da especialidade refere que os doentes tratados com Natalizumab podem estar livres da actividade desta doença durante dois anos. A esclerose múltipla não tem cura e deverá afectar mais de um milhão de pessoas em todo o mundo." (RTP 2009-04-14 22:20:57)





Tratamento da esclerose múltipla

"Pela primeira vez um tratamento para a esclerose múltipla permite a remissão da doença. Um estudo publicado num jornal da especialidade dá esperança aos doentes." (RTP 2009-04-15 09:27:04)


terça-feira, 14 de abril de 2009

Mensagem da Dra. Maria Cavaco Silva

a propósito da celebração do
primeiro Dia Mundial da Esclerose Múltipla
( 27 de Maio de 2009 )


É raro que alguém, actualmente, não esteja envolvido pessoalmente, através de amigos ou familiares, no grave problema da Esclerose Múltipla ou qualquer outra forma de esclerose. Eu não sou excepção.

Todas elas são incapacitantes, mas preservam as capacidades intelectuais e afectivas das pessoas atingidas. Este factor, por um lado, pode agravar-lhes o sofrimento por se sentirem aprisionadas num corpo que não controlam, por outro, dá-lhes uma capacidade de luta que toda a sociedade tem obrigação de aproveitar e motivar.

A população atingida pela Esclerose Múltipla é jovem e maioritariamente feminina. Todos entendemos o que isto significa a nível de perdas para os próprios doentes, para as suas famílias, para o país.

Há muito ainda a fazer nos cuidados necessários que temos de proporcionar às pessoas afectadas e a todos os que lhe são próximos, para que possam enfrentar da melhor maneira possível esta doença rara muito difícil.

Tenho a certeza que o primeiro Dia Mundial de Esclerose Múltipla vai alertar mais a sociedade para esta e outras escleroses que tanto sofrimento causam a tantas pessoas em Portugal e no Mundo.


Maria Cavaco Silva

Mensagem do Mário Laginha

a propósito da celebração do
primeiro Dia Mundial da Esclerose Múltipla
( 27 de Maio de 2009 )



No ritmo voraz da sociedade actual e com os múltipos apelos que todos nós temos no dia-a-dia, resta-nos pouco tempo para pensar nos outros.

Gostamos de nos achar invulneráveis e queremos acreditar que não seremos a excepção que vai contrair, mais cedo ou mais tarde, uma doença como a Esclerose Múltipla.


Apesar disso, alguns de nós - ou alguém que nos é próximo e amamos - será afectado por ela. Talvez esta consciência, bem como um pequeno gesto de apoio de todos, acabe por ser o passo de gigante necessário para a descoberta da cura.

É isso que eu desejo. É isso que eu peço.


Mário Laginha

Testemunhos de celebridades

Queridos Amigos,

Estas são as mensagem que a Dra. Maria Cavaco Silva, primeira dama de Portugal, e o Mário Laginha, músico de eleição, nos enviaram a propósito do primeiro Dia Mundial de EM.

O teor de ambas as mensagens deixa-nos, naturalmente, muito comovidos. Porque hoje, a suposta distância entre nós e duas pessoas tão especiais que lideram o nosso país na área da política e da música, simplesmente deixou de existir, porque nos falam duma forma tão próxima que toca profundamente o coração. Eles colocaram nas suas agendas a solidariedade: não estamos sózinhos neste caminho!

Agradecemos à Dra. Maria Cavaco Silva e ao Mário Laginha este testemunho sentido. Faz-nos lembrar que a nossa doença não escolhe idade, género, crença, raça nem estrato social... somos todos um! As vossas palavras são esperança. Vamos continuar o nosso trabalho como grupo capaz de inspirar e motivar pelo exemplo, pelo respeito, pela força, coragem, alegria, camaradagem, pela capacidade de nos erguermos depois de grandes derrotas e de envolvermos a nossa família, os nossos amigos, os profissionais de saúde, enfim, todos os que corajosamente mantém do nosso lado e sentem na pele os efeitos do impacto da Esclerose Múltipla. O Gang da EM defende valores e crenças que considera fundamentais para nos realizarmos todos como seres humanos.

A Esclerose Múltipla não é contagiosa, felizmente. Mas se pudéssemos contagiar alguém, seria com o nosso espírito positivo!

O Gang é muito mais do que um conjunto de pessoas com uma doença. O Gang tem espírito e identidade próprios e hoje, com os vossos testemunhos, ficámos todos mais ricos e demos mais um passo na conquista da nossa autonomia e qualidade de vida. O nosso agradecimento profundo! Vamos continuar, pois essa é a melhor forma de vos agradecermos. Obrigado!