quinta-feira, 12 de junho de 2008

Nova abordagem contra a Esclerose Múltipla


Estudo apresentado na revista Archives of Neurology revela que um tratamento com doses elevadas de ciclofosfamida pode ajudar doentes com Esclerose múltipla (EM).

O fármaco é usado há cerca de meio século no tratamento de doenças oncológicas, dentro de uma combinação de regime de quimioterapia ou como monoterapia.

Este estudo constatou, no entanto, que o fármaco também se mostrou eficaz ao conseguir reduzir o grau de incapacitação e as lesões cerebrais provocadas pela EM.

Os nove pacientes envolvidos no estudo receberam grandes doses de ciclofosfamida intravenosa apenas durante quatro dias consecutivos, para voltar a activar devidamente o sistema imunitário. Os pacientes foram monitorizados durante dois anos após terem recebido o fármaco. Cinco deles não demonstraram sinais de actividade da doença, e os outros quatro mostraram grandes melhoras, segundo Douglas Kerr, da Johns Hopkins University, em Baltimore, nos EUA.

De acordo com o cientista, os pacientes chegaram a recuperar as funções físicas que tinham sido perdidas devido à doença. Os actuais fármacos tendem no máximo a desacelerar a evolução da EM, sendo necessária uma administração constante. "Neste estudo verificou-se que, quando se dá ciclofosfamida uma só vez consegue-se restaurar o sistema imunitário, para que o cérebro e a coluna vertebral não sejam atingidos. E é por isso que o torna (fármaco) bem diferente e animador", disse Kerr.
Fonte: Saúde na Internet, o site dos médicos

Sem comentários: