sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Brain and Behavior Laboratory nasce em Genebra para investigação da Esclerose Múltipla


Em Março do próximo ano, duas centenas de cientistas vão começar a trabalhar num espaço novo apresentado em Genebra: o BBL - Brain and Behavior Laboratory. O laboratório especializado em estudos do cérebro e comportamento humano foi apresentado na semana passada pela Universidade que adquiriu um scaner de ressonância magnética de treze toneladas, da Siemens. Ao todo serão seis milhões de francos (mais de 3.800 milhões de euros) investidos. A notícia, veiculada pelo site Swissinfo, indica que o aparelho faz parte de um investimento de longo prazo da universidade em neurociência para a criação de um centro europeu único no género. "É o primeiro laboratório deste tipo no Mundo, terá ao seu dispor uma extraordinária variedade de técnicas e metodologias para estudar as emoções", segundo afirmou na apresentação Klaus Scherer, co-director do BBL.
"Com o BBL temos um grande número de possibilidades em neurociência, neurologia, psiquiatria psicologia e psicofisiologia", afirmou à Swissinfo Patrick Vuilleumier, director do Centro de Neurociências da Universidade de Genebra. Os investigadores poderão combinar diferentes técnicas e métodos de observação sobre o cérebro para estudar o comportamento humano, emoções e conhecimento e as suas relações com as doenças que os afectam. "O objectivo é compreender as funções e disfunções cerebrais. Estamos concentrados na pesquisa das doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Esclerose Múltipla ou desordens psíquicas mas, para fazer novos diagnósticos, temos de entender melhor como funciona o cérebro e como as suas diferentes regiões estão relacionadas", precisa Veuilleumier.
"Em relação à esclerose múltipla, por exemplo, o ideal será ter um diagnóstico o mais precoce possível para um tratamento mais eficaz". O potente aparelho também será utilizado para observar como interagem as distintas regiões do cérebro, função ou disfunção, em particular estudando hemorragias cerebrais.

2 comentários:

Inoca disse...

Olá Samuel.
Obrigado pelo teu comentário. Vamos adicionar-te na nossa mailing list pelo que estás já inscrito no Gang da EM. Mesmo que não a venhas ter como companheira (esperemos que não!) gostávamos de te ter como membro do Gang.
Felicidades... muitas!!! E força!! Estamos cá para te alegrar nos tempos difíceis!!!
Bjocas e abraços grandes... à Gang... do tamanho do mundo!
P'lo Gang da EM,
Inês Santos

loisa disse...

Por razões de segurança, o nosso amigo Samuel pediu para reinserirmos este seu comentário do dia 22 de Dezembro de 2008, desta feita sem referência ao seu email. A resposta da Inês foi, naturalmente, posterior. Aqui está o comentário dele:

"olá a todos antes de mais queria dar os parabens pelo excelente blog, depois tambem queria dizer que estou a fazer teste para despistagem da E.M, mas em principio e nao querendo ser pessimista tudo indica que tal diagnostico vai ser positivo."