segunda-feira, 31 de maio de 2010
Gang da EM foi o patrocinador da Final da Taça de Portugal de Basket Adaptado
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Ministra da Saúde Ana Jorge apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

“Os grupos de doentes e as associações são importantes muito para que possam partilhar, não só as dificuldades, mas também a forma como cada um foi capaz de ultrapassar essas mesmas dificuldades e como aprendeu a viver com a doença.
Tratando-se de uma doença crónica, o doente pode durar muitos anos, por isso há que manter uma actividade normal, o mais tempo possível.
A sociedade civil tem de ser sensibilizada assim como os próprios locais de emprego para as dificuldades que os portadores desta doença têm.
A comunidade científica, de certa forma, tem de ser pressionada para tentar encontrar mais soluções para quem tem esta doença.
Nesta altura a esclerose múltipla não tem um tratamento curativo, no sentido de fazer desaparecer a doença, mas tem outras formas terapeuticas de minorar os efeitos.
Obviamente que tudo o que todos nós gostaríamos é que houvesse uma cura que, neste momento, não existe.”
Ana Jorge,
Ministra da Saúde
Fernando Nobre apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010
"É com todo o empenho que me associo à Campanha de Sensibilização da Esclerose Múltipla, doença invalidante que pode atingir qualquer um de nós.
Por isso é fundamental que mostremos a nossa solidariedade activa para com aqueles que são portadores dessa doença neurológica, até hoje ainda sem cura.
Peço que todos se empenhem nesta campanha de sensibilização a bem dos doentes com esclerose múltipla e a bem de todos nós.
Um abraço fraterno,"
Fernando Nobre
Fundador e Presidente da Fundação AMI
Fernanda Freitas apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

"Neste Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social, é ( ainda mais) de louvar a acção deste “Gang”- associarmo-nos em torno de uma causa comum dá trabalho, implica investimento do nosso tempo e até da nossa qualidade de vida; mas ao acreditar que “unidos somos mais fortes” encontramos energia para prosseguir! Uma doença – qualquer que seja, mas a EM em particular – não pode ser encarada como factor de exclusão. E cabe a cada um de nós assegurar que nenhum cidadão deixa de exercer os seus direitos básicos porque tem EM. É por isso fundamental que todos nos juntemos – neste dia e nos outros. Marquemos definitivamente no calendário a data em que deixamos de ficar indiferentes perante esta doença."
Fernanda Freitas, jornalista (e embaixadora do AECPES)
João Gil apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

"Gostaria de apelar a todos para a nossa unidade colectiva. São enormes as consequências da Esclerose Múltipla na vida de quem sofre deste mal. Quanto mais partilharmos este facto e esta dor, maior serão as possibilidades de um maior investimento para a cura e tratamento desta doença.
Diz um poeta meu amigo que " é minha a dor dos outros ".
Estou de acordo com ele. É nossa a dor de todos.
João Gil
Cláudia Semedo apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010
" A Esclerose Múltipla é uma doença crónica que afecta cerca de 6 mil pessoas em Portugal. Estatisticamente, considerando que somos cerca de 10 milhões e 500 mil habitantes, estamos a falar de 4.8 porcento da população portuguesa, uma taxa irrelevante ou pouco significativa para que cientistas, e quem deve financiar os estudos científicos, se concentrem em encontrar a cura para esta doença de difícil diagnóstico que atinge o sistema nervoso central, interfere com o bem-estar e retira o controle de funções como a visão, o equilíbrio e a locomoção. Para mim é muito difícil aceitar que Seres Humanos sejam tratados como números, é muito difícil compreender que a nossa sociedade aceite que não se despenda tempo a descobrir uma possibilidade de melhor qualidade de vida para 6 mil pessoas. Pior, que a nossa sociedade feche os olhos a 6 mil pessoas que, à nossa semelhança, têm família, amigos e responsabilidades profissionais e que vivem dependentes de fármacos, sem saberem quando será a próxima crise ou se amanhã conseguirão andar ou, sequer, levantar-se da cama.
O que sinto é dicotómico: contentamento, por saber que existe um grupo de pessoas como o Gang da Esclerose Múltipla que se preocupa em lutar pela consciencialização e união em torno da doença, e tristeza, por perceber que ainda temos um longo caminho a percorrer, que vamos fazendo de marcha em marcha. A Esclerose Múltipla já existe há tanto tempo mas só agora celebra o seu 2º dia mundial. Está na altura de reunirmos esforços e fazermos alguma coisa. Está na altura de nos movermos por esta boa causa e dar voz a quem não a tem. Não sabemos o dia de amanhã, move-te hoje pela Esclerose Múltipla.”
Cláudia Semedo, Actriz e Apresentadora TV
Susana Feitor apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010
“Sabe o que é a EM?
Ou já alguma vez pensou nisso?
Eu também não tinha pensado muito na questão, até que o Gang da EM me alertou para o assunto e de imediato aceitei participar nesta causa de sensibilizar a consciência colectiva… Sinto-o como um dever!
Sabia que a estabilidade emocional e o exercício físico controlado ajudam a minorar alguns sintomas?
Sabia que a EM aparece sem avisar?
Sabia que afecta principalmente as mulheres?
E é caso para desistir? Não!
É que Vencedor, não é só aquele que corta a meta em primeiro, é aquele que não desiste perante a adversidade e continua sempre a lutar! É por isso que todos devemos saber mais sobre a EM para sabermos como ajudar quem precisa e estarmos atentos aos sintomas. Porque não afecta só os outros, também nos pode tocar a nós ou alguém próximo…
É que todos podemos ser vencedores!”
Susana Feitor, Atleta Olímpica
Rui Zink apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

Alinho com gosto no desafio do Gang de Esclerose Múltipla, não só porque adoro a palavra Gang mas também porque sou de opinião que uma doença - e esta é grave - se combate com tratamento médico (coisas que só os médicos podem dar) mas também com alegria, solidariedade, teimosia, alguma rebeldia, provocação, indignação, muita força e tudo o mais que venha à rede!
Em resumo: estou aliviado de não ter Esclerose Múltipla, mas orgulhoso (íssimo) de poder trabalhar com o Gang da Esclerose Múltipla.
Rui Zink, Escritor e Professor Universitário
Jacinta apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

"Tive um contacto de muito perto com este problema há' uns anos, a Sul de São Francisco, CA, onde eu vivia.
Quando me desloquei para tratamentos quiroprácticos no Silicon Valley Wellness Center, qual não é o meu espanto quando me encontro nesse mesmo local com um treinador do ginásio que eu frequentava na altura, e um seu "ajudante" - um senhor muito bem disposto com os seus 70 anos, que voltou a andar graças aos treinos regulares com esse nosso treinador.
Vim a perceber então que este treinador tinha sido halterofilista e que, afectado pela Esclerose Múltipla, tinha deixado de o ser, (mas mal se percebia! Apenas um mancar ligeiro no seu caminhar) - tornando-se mais tarde sócio neste Silicon Valley Wellness Center - onde montou um ginásio completamente adaptado para pessoas debilitadas pela Esclerose Múltipla.
O seu mais recente ajudante, estava numa cadeira de rodas há 20 anos e graças aos treinos diários no ginásio, tinha voltado a andar!
E' hoje uma pessoa cheia de vida e alegria e que se voluntaria neste ginásio.
Todos nós lidamos com as nossas limitações diariamente, e cabe-nos escolher ou não, viver contra elas ou com elas. A diferença na nossa qualidade de vida e' significativa quando conseguimos "viver com elas" e aceitar a nossa vida tal qual como e'.
Eu desejo a maior coragem e força do mundo para todas as pessoas afectadas por este problema, e espero com a minha música, também poder contribuir para uns momentos felizes!"
Jacinta
Ricardo Araújo Pereira apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

“Este segundo Dia Mundial da Esclerose Múltipla é uma boa oportunidade para chamar a nossa atenção sobre esta doença e para descobrir de que modo podemos apoiar as pessoas afectadas por ela.”
Ricardo Araújo Pereira
João Tomé de Carvalho apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

Foi na década de 90 que ouvi falar pela primeira vez de Esclerose múltipla. Por motivos profissionais tive que fazer uma entrevista sobre a doença. Confesso que ao preparar o meu questionário fiquei surpreendido. A Esclerose múltipla afecta cerca de 5 mil portugueses. Podemos pensar: não são muitos. É verdade que há doenças que afectam muitos mais. Mas, talvez, por isso, por causa dos números, a doença só tenha começado a ser mais divulgada de há alguns anos para cá. E é preciso fazê-lo porque estamos perante um problema que não afecta só o doente mas todo o agregado familiar. Como explicar, por exemplo, a uma criança que a mãe ou o pai sofrem da doença sendo que as mulheres, pelas estatísticas, são as mais atingidas; como explicar no emprego que, nas fases agudas, não conseguimos desempenhar as nossas funções da mesma forma; como, no meio deste turbilhão, conseguimos arranjar forças para seguir em frente quando no futuro podemos vir a depender totalmente de outros. É certo que os avanços da medicina já permitem aos doentes ter qualidade de vida. Mas, também, para isso é necessário que o diagnóstico seja feito de forma atempada; que o sistema de saúde consiga dar as respostas que deve dar; que todos nós, cidadãos, estejamos conscientes do que é a Esclerose Múltipla e que podemos sempre dar o nosso contributo. Por mais pequeno que seja.
João Tomé de Carvalho.
jornalista, RTP
Paulo Fragoso apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

“Não me consigo imaginar com os meus movimentos limitados.
No entanto sei que ninguém está imune à Esclerose Múltipla (EM) , doença do sistema nervoso central cujos sintomas vão do apenas leve ao mais severo, cada caso é um caso.
Quem sofre de EM não pode ficar parado. Quem não sofre, também não. É por isso que me junto a esta causa, que também dou voz a este problema. Dê também a sua e mova-se.”
José Eduardo Bettencourt apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

"A Esclerose Múltipla é uma doença que cada vez mais afecta mais pessoas,
mas há pouca divulgação sobre quais as causas e os seus contornos.
Graças ao grupo informal chamado "Gang da EM", fiquei mais informado sobre
a mesma e a sua dimensão.
O Dia Mundial da EM (26-05-2010) é uma data muito importante para que se
ajude na divulgação sobre o seu tratamento e que se consiga angariar fundos
para o estudo da doença para que um dia se encontre a cura. Por isso não
deixe participar neste grande evento"
José Eduardo Bettencourt (Presidente do Sporting Clube de Portugal)
Jorge Laiginha apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

"Carreguemos, juntos, a Esclerose Múltipla até ao cume do monte, amigo, e, sentados no chão do longe, despojados, oiçamo-nos dentro de um abraço."
Jorge Laiginhas, escritor
terça-feira, 25 de maio de 2010
Comfort Keepers dá preciosa ajuda durante o Move-te pela Esclerose Múltipla

A Comfort Keepers, uma empresa de Cuidados Domiciliários, ofereceu os seus serviços ao Gang da Esclerose Múltipla durante o Move-te da Esclerose Múltipla que se realiza esta 4ª feira.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
O vídeo de promoção do Move-te pela Esclerose Múltipla!!!
O convite da Sociedade Portuguesa de Neurologia

quarta-feira, 12 de maio de 2010
Inscrições para o Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

domingo, 9 de maio de 2010
Agenda EM Maio
Hora: 20h
Inscrições até 13 de Maio
Afonso Freitas
Local: Parque Infante D. Pedro (ao lado do Hospital)
Hora: 14h30
Site: http://amigosem.no-ip.info/
Email: amigos.em.aveiro@gmail.com
Hora: 18h30
Moderador convidado:
Enf. Carlos Cordeiro - Hospital Santa Maria
Email: gang.da.em@gmail.com
Local: Junta de Freguesia de Matosinhos
Hora: 16h00 às 17h30
Preço: 10€/mês
Nota: Aulas são também abertas a um familiar por pessoa com EM
Email: vhugopsantos@gmail.com