domingo, 17 de junho de 2007

- Tovaxin -
Testemunho dum homem corajoso
“O meu nome é Tim e este é apenas um pouco da minha estória. Aconteceu tanta coisa que podia escrever um livro sobre estes últimos dois anos. Esta vacina parece ter conseguido travar a doença e teve o mesmo efeito noutras pessoas neste estudo.

… Estava no 3º ano da Faculdade quando me foi diagnosticada Esclerose Múltipla e não fui capaz de voltar à escola …

Caso clínico: EM com forma particularmente agressiva, vários ataques, sucessão rápida, sem remissão aparente.

Medicação prévia: Avonex 1 ano (continuaram ataques + ef. 2º (≈ a gripe) ð descontinuação
Pai (Bioestatístico)
- Fez pesquisa até 1992 e sintetizou aquilo que a pesquisa tinha de mais promissor
- Convence o doente a entrar num estudo ansiando que travasse a progressão da doença
Dr. Zhangó
- Médico q criou a vacina fez um estudo na Bélgica anos 90
- Depois de recrutado pela Baylor School of Medicine para continuar a sua pesquisa em Baylor, ele tratou 114 doentes no fim dos anos 90
Opexa Therapeutics
- Tovaxin excedeu as expectativas: Ambulatório, sem tubos, sem permanência na cama, 1h
- Resultados da Fase II: redução do número de surtos por ano em cerca de 90%
[Mais informação sobre Tovaxin aqui]
- Está actualmente a rever processo grupo 114 doentes originais e benefícios/segurança da vacina a longo prazo.
[Actualização: Fase IIb - estudo a decorrer de Maio 2006 a Setembro 2008, com 150 doentes - link. Parâmetros de avaliação: número de lesões activas na RM, carga lesional e número de surtos por ano]

Tovaxin

Vacina autóloga: Sangue ð s/ cel sang brancas + mielina H
Reacção ð replicação ð irradiação
Dose sufic = 1 dose = 45 milh de células
Irradiação = cel vivas n reproduzíveis
www.ihavems.com

“é 1 vacina autóloga, isto é, tiram algum do meu sangue filtram as células sanguineas brancas e juntam-nas à mielina humana- Aquelas que reagem à mielina são filtradas e replicadas. Assim que são suficientes para uma dose de vacina (45 milhões de células) estas células T comedoras de mielina, são irradiadas de modo a manterem-se vivas mas sem se poderem reproduzir. É isto a vacina” diz Tim.

Preparação da Vacina

1. Injectada mesmo na minha pele
2. Células T como invasoras (Objectivo principal)
3. Estes acs não só retiram as céllulas T da vacina como também eliminam todas as células T do mesmo tipo no corpo

“A vacina é injectada mesmo por baixo da minha pele e o corpo trata estas células T como invasoras e fabrica anticorpos para eliminar apenas estas células T específicas. Estes acs não só retiram as células T da vacina mas também eliminam todas as células T do mesmo tipo do meu corpo. Eliminando estas células destruidoras de mielina, Tovaxin pára a progressão da doença.
O corpo produz 2 a 3 trilhões de células de sangue por dia. Não tenho a certeza de quantas células de sangue brancas são produzidas por dia, mas se 1 ou 2 por milhão são causadoras de problemas, isso significa que pode haver centenas de milhões de células T reactivas à mielina flutuando na corrente sanguínea de alguém com EM. O desastre acontece quando o corpo produz muitas destas células T más. Ninguém sabe ao certo porque é q isto acontece, mas pode ser despoletado por uma infecção respiratória superior, ou por uma contipação ou qualquer outra resposta imune que leva o corpo a produzir células T que enganam a mielina, como sendo alguma coisa má.”

EM

Corpo produz 2 a 3 trilh de cel sang P/ dia
ü 1 - 2 por milhão causam problemas
ð centenas de milh de cel T reactivas à mielina
flutuando na corrente sanguínea
ü Acontece qdo o corpo produz muitas destas cel T más
ð 1 infeccão resp superior, 1 constipação, qq outra
resposta imune)
Acontece qdo o corpo produz muitas destas cel T más
Cel T invasoras
Estes acs n só retiram cel T (c/ tb eliminam t/ acs mm tipo corpo)
Tovaxin pára a progressão da doença

Objectivos EM

Eliminar 1 - 2 cel T / milhão n compromete o sist imune
Mas elimina todas as cel T q destroiem mielina ð 0 cel T ð Ausência de EM

Objectivos TOVAXIN

Testes sang regulares ð ver se necessitam dum choque pra manter os acs nivel suf eliminar as cel react mielina à medida q são produzidas
Mas elimina todas as cel T q destroiem mielina ð 0 cel T ð Ausência de EM
1. 30-40% do dano causado pelos ataqes é reversível?
2. O corpo repara-se a ele próprio, à medida que os ataques param
3. Ajudo-o fazendo muito exercício e actividades que melhorem as minhas pobres aptidões motoras

Tim + EM

Antes
“Estou a fazer coisas que n era capaz qdo tinha a doença.
Quando comecei a vacina os meus pais tinham q cortar-me a carne e darem-ma na boca.
Já não me importo + em ir às compras ou jantar num restaurante
Quando saía, antes de começar com a vacina as pessoas ficavam “parvas” a olhar pra mim e por causa do meu andar inseguro, algumas pessoas vinham ter comigo acusando-me de estar bêbado”
Hoje
“Eu consigo tirar a pele a camarões
Constatar de que posso novamente fazer alguma coisa significativa tal como pelar camarões faz-me realmente feliz.
Pergunto-me porque é que as pessoas ficavam tão excitadas por ver que um membro da família deficiente retomava alguma pequena capacidade.
Agora compreendo e vejo porque é a minha família vai ao céu por mesmo pequenas melhorias”

Sem comentários: