sábado, 19 de abril de 2008

Simulador faz médicos sentirem na pele sintomas da Esclerose Múltipla


Projecto de companhia farmacêutica visa criar empatia entre neurologistas e pacientes.

A Simulação está a percorrer os Estados Unidos e qualquer pessoa pode participar.

Você quer ir para frente, mas a sua perna não obedece. Quer levantar uma chávena, mas algo parece que a puxa para baixo. Tenta pagar a conta, mas não consegue distinguir quais as notas que estão nas suas mãos. Os dedos formigam, a sua temperatura sobe, tudo parece fora de controle. Esses são os sintomas da esclerose múltipla (EM), que até agora eram conhecidos em primeira mão apenas pelos portadores da doença. Até agora, porque uma companhia farmacêutica criou um simulador da doença. O objectivo? Fazer médicos e familiares entenderem exactamente o que sofre um paciente com esclerose múltipla durante uma crise.

A experiência é estranha, mas reveladora. Uma coisa é conhecer a listagem de sintomas da esclerose múltipla – outra, bem diferente, é senti-la na pele. “Definitivamente é algo que cria uma empatia, que é essencial na relação entre médicos e pacientes”, afirmou ao G1 o neurologista brasileiro Alessandro Finkelszten, do Hospital das Clínicas de São Paulo, que experimentou o simulador. “É uma experiência bem diferente. Não temos nada parecido com isso, nem mesmo durante a faculdade de medicina”, disse ele.

O projecto, criado e desenvolvimento pela companhia Biogen Idec, está a percorrer os Estados Unidos. Nesta semana, foi levado à Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Chicago. “Acreditamos que é muito importante levar essa experiência para os médicos, para que eles vejam a doença de uma nova menria, entendam como isso afecta o dia-a-dia das pessoas”, disse o diretor da empresa, José Juves.

# A Família experimenta
A simulação também já foi levada para quatro centros comerciais nos Estados Unidos, onde atraiu a atenção dos americanos. “Os pacientes levaram os seus familiarese fizeram-nos experimentar o simulador. Na altura em que acabavam de experimentar os sintomas exclamavam: ‘Agora sim, eu entendo o que você passa’”, conta a gerente da Biogen Idec, Shannon Altimari.
O simulador, na verdade, é um equipamento bastante simples. Consta de uma passadeira colante, como aquelas dos ginásios, luvas especiais, auscultadores e uma tela de televisão. A passadeira rolante reproduz a dificuldade de movimento dos pacientes de esclerose – de acordo com Finkelszten, um desequilíbrio muito parecido com o da labirintite. As luvas tiram a sensibilidade e causam formigueiros na ponta dos dedos. Os auscultadores abafam os ruídos e a tela reproduz a visão de um portador durante uma crise. Além disso, há um aquecedor, que mostra como são os “calores” que os pacientes sofrem.

A Biogen Idec no Brasil pretende trazer o simulador para o país, mas ainda não há previsão de quando e onde isso vai acontecer.

Fonte: G1, da Globo.com

# Nota de redacção:
Relembro que, em Dezembro passado, por altura do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, aqui em Portugal, a SPEM também lançou no centro comercial Colombo, em Lisboa, um simulador do género

Sem comentários: