quinta-feira, 19 de junho de 2008

Madeira: Deficientes vão poder passear nas serras da região com cadeira de rodas especial


Funchal, 16 Jun (Lusa) - As pessoas portadoras de deficiência podem agora passear pelas levadas da Madeira através de um meio de transporte especializado que permite passear nestes percursos pedestres.

Trata-se de uma cadeira de rodas adaptada, construída em França, que tem apenas uma roda, é movida com o apoio de duas pessoas, foi baptizada com o nome de "joellete" e tem um custo unitário de três mil euros.

A cadeira tem por objectivo "criar condições para que os deficientes tenham uma participação activa em actividades de contacto directo com a natureza, melhorando a qualidade de vida destas pessoas"

Estão disponíveis três destas cadeiras na região, devendo o serviço ser requerido junto das associações.

A pessoa portadora de deficiência tem o apoio de duas pessoas para deslocar a cadeira e para efectuar os percursos pedestres.

Os percursos pedestres são caminhos que permitem observar a beleza natural das serras da Madeira, sendo muito utilizados pelos turistas que visitam a Madeira, existindo 23 catalogados e 18 recomendados.

2 comentários:

loisa disse...

Ora que notícia fantástica, em todos os sentidos: pela acessibilidade especial para pessoas com deficiência, pela beleza única das levadas e por já me estar a ver num almoço do Gang no Funchal!!!
Preciso é de um patrocinador para estas viagens na minha terra, estou apaixonada...

Inoca disse...

Olha maninha... se queres que te diga... bora lá arranjar um patrocinador para a coisa!!!! Não custa nada tentar, né??
Eu amava voltar á Madeira e fazer as levadas novamente! Aquilo é, simplestente, uma das 7 maravilhas do Mundo!!!