quarta-feira, 26 de maio de 2010

João Tomé de Carvalho apoia Move-te pela Esclerose Múltipla 2010

Foi na década de 90 que ouvi falar pela primeira vez de Esclerose múltipla. Por motivos profissionais tive que fazer uma entrevista sobre a doença. Confesso que ao preparar o meu questionário fiquei surpreendido. A Esclerose múltipla afecta cerca de 5 mil portugueses. Podemos pensar: não são muitos. É verdade que há doenças que afectam muitos mais. Mas, talvez, por isso, por causa dos números, a doença só tenha começado a ser mais divulgada de há alguns anos para cá. E é preciso fazê-lo porque estamos perante um problema que não afecta só o doente mas todo o agregado familiar. Como explicar, por exemplo, a uma criança que a mãe ou o pai sofrem da doença sendo que as mulheres, pelas estatísticas, são as mais atingidas; como explicar no emprego que, nas fases agudas, não conseguimos desempenhar as nossas funções da mesma forma; como, no meio deste turbilhão, conseguimos arranjar forças para seguir em frente quando no futuro podemos vir a depender totalmente de outros. É certo que os avanços da medicina já permitem aos doentes ter qualidade de vida. Mas, também, para isso é necessário que o diagnóstico seja feito de forma atempada; que o sistema de saúde consiga dar as respostas que deve dar; que todos nós, cidadãos, estejamos conscientes do que é a Esclerose Múltipla e que podemos sempre dar o nosso contributo. Por mais pequeno que seja.

João Tomé de Carvalho.

jornalista, RTP

2 comentários:

Anónimo disse...

Este post tocou-me porque um familiar meu tem esclerose multipla e isso afectou a familia muito. a doença afectou tanto que eu nem falo com a pessoa portadora dessa doença e é da minha familia, uma pessoa muito chegada . Agora é que ja se fala mais nesta doença, lembro-me que a 10 anos atraz(quando foi diagnosticada essa doença a pessoa em questão) era nova tinha 10 anos e nunca tinha ouvido falar desa doença, é verdade que com 10 anos tbem somos crianças e nao conhecemos muitas doenças, mas eu aprendi a lidar com ela .. nao é nada facil. Há que ter muita paciencia. É bom que hoje em dia já se fale mais nesta doença que afecta cada vez mais pessoas. gostei do post.

Anónimo disse...

Olá a todos! Queria deixar aqui a minha solidariedade e um grande abraço à Gang a todos os portadores da doença, aos seus familiares e pessoas mais próximas.
Aproveito também para dizer que vejo este dia como meio de luta... um meio para informar sobre esta doença que não nos mata mas por vezes num surto muito nos mói!

As palavras de João Tomé de Carvalho fizeram-me relembrar muitas das situações pelas quais já passei e me fizeram escrever este comentário.
Por isto, digo-vos nunca desistam! Vão à luta! Eu falo por experiência própria que dei conta de uma nova realidade e tenho de mudar muito dos meus hábitos!

Diogo Tavares - Porto