sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cladribina chumbada pela Agência Europeia do Medicamento

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) rejeitou o tratamento oral para a Esclerose Múltipla da Merck KGaA, a Cladribina, considerando que os benefícios do medicamento não são superiores aos riscos.


A farmacêutica alemã pondera ainda recorrer desta decisão.

O uso da Cladribina foi alvo de dúvidas devido a quatro casos de cancro ocorridos durante a fase de testes clínicos e em relação a problemas relacionados com o sistema imunitário aí observados.


"É um dia triste para pacientes com esclerose múltipla na Europa", disse Elmar Schnee, responsável pela unidade de medicamentos da companhia."Estou realmente surpreso com o veredicto."

A Merck KGaA já tinha visto um medicamento para o tratamento de tumores pulmonares recusado pelos reguladores europeus.

A Merck espera nesta altura uma aprovação da Cladribina nos Estados Unidos, através da FDA, a autoridade de saúde norte americana. Os reguladores do medicamento nos Estados Unidos já tinham reduzido o tempo para a decisão sobre este novo tratamento da Merck. “Espera-se agora que a FDA decida sobre a Cladribina no quarto trimestre”, afirmou Schnee.


A farmacêutica alemã obteve aprovação para vender a Cladribina na Rússia em 12 de Julho e posteriormente na Austrália, no dia 3 de Setembro.


Com a compra da empresa suíça Serono S.A., em 2006, a empresa tornou-se o maior grupo de biotecnologia da Europa.


Fonte: Bloomberg, Jornal de Negócios, El Economista, TF1


1 comentário:

Fabiana disse...

Esses dias vi a notícia do uso desse medicamento na Austria e fiquei super animada, agora esse choque com a proibição da Europa!!!
Que coisa!!!
Bjs
Ps: Gente estou com um endereço novo no blog para facilitar atualizem o de vocês por favor:
http://avidacomesclerosemultipla.blogspot.com/

Obrigada sempre!!!
Beijinhos
Fabí