quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fly for MS aterra em Portugal no dia 20 de Outubro!


Nesta altura o avião Fly for MS está na Groenlândia. Partiu ontem de Nova Iorque, Estados Unidos, passou pelo Canadá e aterrou hoje na pequena cidade Inuit chamada Kusulu, na ilha com o mesmo nome Gronelândia. Serão 2 dias de estadia. Os organizadores do Fly for MS consideram que aterrar o avião nesta pequena cidade é das partes mais difíceis da jornada. Amanhã levanta voo novamente, desta vez rumo á Islândia onde vai ficar durante todo o dia de 6ª feira, dia 3 de Setembro.

Ainda vai demorar algum tempo até que a rota passe por Portugal.



Antes disso os pilotos, que apostaram nesta forma inédita de sensibilização mundial para a esclerose múltipla, manobram o avião (o pequeno Cessna 340, de 6 lugares) por diversos países, entre eles: Noruega, Dinamarca, Lituânia, Suécia, Estónia, Rússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Croácia, Turquia, Israel, Grécia, Áustria, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha.


Só depois desta jornada é que o avião Fly for MS chega a Portugal, no dia 20 de Outubro, onde vai ficar 2 dias. Por enquanto ainda se desconhece a agenda dos organizadores desta iniciativa tão importante, quais os contactos que manterão com as autoridades portuguesas e quais as pessoas com esclerose múltipla que irão contactar.


De Portugal seguem para o Reino Unido, Irlanda, passarão novamente pela Groenlândia, pelo Canadá e depois estarão de volta aos Estados Unidos dia 31 de Outubro, exactamente 2 meses depois de terem dado início a esta viagem.


Ao todo serão 30 os países visitados, num total de 150 horas de voo, o equivalente a 47 mil quilómetros percorridos.


Para além de sensibilizar a população mundial para a problemática da esclerose múltipla, a equipe Fly for MS que melhorar significativamente a vida de mais de 150 milhões de pessoas com EM e, através deles, dar esperança e inspiração à maioria das pessoas afectadas pela doença. Para além disso, irão entregar, em cada país visitado, uma mensagem onde se lerão as principais questões que afectam a comunidade local de pessoas com esclerose múltipla, assim como sugestões concretas para combate-las.


Já aqui fizemos saber que o Gang da Esclerose Múltipla apoia incondicionalmente esta iniciativa até porque vem ao encontro da nossa ideologia, isto é, sensibilizar a população para a EM. Não podemos deixar de desejar uma viagem sem turbulências a esta equipa maravilhosa que, do nada, transformou uma ideia num sonho e, desse sonho, uma realidade bem visível.



O Gang da Esclerose Múltipla não pode também deixar de, mais uma vez, dar os Parabéns à SPEM por se associar a esta iniciativa. É para nós, Gang da EM, um orgulho ver o logótipo da SPEM estampado neste avião Fly for MS. É sinal que os tempos mudaram e que, afinal, a esclerose múltipla em Portugal também é visível lá fora!


Nota: Este foi um texto elaborado a partir das informações mais recentes disponibilizadas no site Fly for MS. Podem ainda consultar o blog da fotógrafa Maria Pulice que teve a oportunidade de conhecer a equipa no aeroporto de Long Island, antes da partida.


Sem comentários: