sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estudo: Maioria dos doentes com esclerose múltipla está inactiva


A maioria dos doentes com esclerose múltipla encontra-se inativa, segundo um estudo que indica que a maior parte dos inquiridos viu a sua vida profissional alterada após a doença ser diagnosticada.

O estudo, realizado pela empresa de investigação aplicada Spirituc sobre “Empregabilidade e Esclerose Múltipla”, resultou de 482 questionários, e foi hoje apresentado durante o Fórum Esclerose Múltipla e Emprego, uma iniciativa do Serviço de Neurologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Para a maioria dos inquiridos (56 por cento), o diagnóstico de esclerose múltipla “produziu alterações na situação profissional”.

Estas alterações, lê-se nas conclusões do estudo, “tiveram maior intensidade entre os indivíduos mais velhos, com menor escolaridade, com diagnósticos mais antigos da doença, que têm limitações induzidas pela doença ou usam recursos de apoio”.

As alterações mais frequentes produzidas pela esclerose múltipla, identificadas no estudo, foram a necessidade de passagem à reforma - metade dos indivíduos que registou alterações na vida profissional reformou-se -, mudança das tarefas profissionais, adaptação do posto de trabalho, a baixa médica ou a redução de horário.

Dos doentes ativos, 42,5 por cento apontaram alterações na vida profissional induzidas pela doença, entre as quais mudanças de tarefas, adaptações do posto de trabalho e redução do horário.

Dos indivíduos inativos inquiridos para este estudo, 41,5 por cento foi despedido ou reformou-se, 33,2 por cento desistiu, por falta de capacidade para trabalhar, e 15,7 por cento atingiu o limite de baixa por doença.

A investigação refere que, entre os desempregados, predominam os desempregados de longa duração (75,8 por cento).

Entre os reformados, 41,1 por cento concordou com a reforma e 38,4 por cento admite que foi forçado a reformar-se.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica inflamatória do Sistema Nervoso Central que surge habitualmente no jovem adulto, com idades compreendidas entre os 20 e os 50, anos, e afeta as mulheres duas vezes mais do que os homens.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 54 casos de esclerose múltipla em 100 mil habitantes.

Fonte: Diário Digital com Lusa, TVI24

3 comentários:

Olga Maria de Oliveira disse...

Olá!

Sou portadora de esclerose multipla a
6 anos...já usei interferon,fiz pulsoterapia e nada...Agora estou tomando vitaminaD e resultado está sendo ótimo.

olga maria de oliveira,Brasil.


Olga Maria de Oliveira disse...

entre no facebook esclerose multipla tem solução.

Não vão se arrepender...

Olga Maria de Oliveira disse...

VTAMINA D é a solução para esclerose
e demais doenças auto imunes.