segunda-feira, 28 de junho de 2010

Caminhada de Sensibilização para a Esclerose Múltipla na Marateca foi um verdadeiro Sucesso!!


Foram exactamente 50 pessoas, todas elas habitantes na freguesia da Marateca, que participaram na Caminhada de Sensibilização para a EM, organizada pelo Gang da Esclerose Múltipla, em colaboração com a Junta de Freguesia da Marateca.

O local de partida foi no Largo de São Pedro, em Águas de Moura, às 10h, mas logo cedo alguns populares já estavam nos cafés em frente, perguntando-nos quando é que daríamos início à caminhada.

A ansiedade era muita, tanto dos habitantes da freguesia como de nós próprios, isto porque queríamos ver se a nossa mensagem chegaria à população da Marateca.

Foi, realmente, um êxito!

De início foram poucas as pessoas que se abeiraram do local de recepção aos participantes mas, como se os dedos se estalassem, começaram a aparecer pessoas um pouco de todo o lado.

Ao todo foram, como já dissemos, 50 pessoas que participaram na Caminhada de Sensibilização, e o mais incrível foi que, grande parte delas eram pessoas de meia idade. Houve, inclusivamente, uma senhora de 86 anos, muito interessada no que é a EM, que fez questão de dizer para não nos preocuparmos com ela porque "todos os dias faz caminhadas de uma hora, uma hora e meia".

Os Escuteiros, habituados a questões de solidariedade, também fizeram questão de marcar presença nesta Caminhada e de saber mais acerca da Esclerose Múltipla.

Um dos Escuteiros, um rapaz com cerca de 17 anos, ávido de informação, não saiu do local sem antes ter uma lição pormenorizada sobre o que é a EM, o que ela provoca e quais os sintomas. Se mais ninguém nos perguntasse o que quer que fosse sobre a doença (o que não aconteceu) já dávamos por bem sucedida esta acção de sensibilização.

A Caminhada demorou mais tempo que o previsto (perto de hora e meia) por causa do calor mas todos foram unânimes e pediram para que "se continue com estas iniciativas".

No final, todos "cortaram a meta" com os rostos vermelhos do esforço mas com um sorriso perfeito na cara. Muitas foram as pessoas que falaram connosco dizendo ter "gostado muito desta caminhada" e, apesar dos 6 quilómetros de distância, disseram que "repetiriam por esta boa causa".

A presidente da Junta de Freguesia da Marateca, Fernanda Esfola, louvou a iniciativa do Gang da Esclerose Múltipla, dizendo que "são iniciativas como estas que valem a pena para sensibilizar a população" e, uma vez que a esclerose múltipla "pode atacar cada um de nós mais cedo ou mais tarde" tem de se alertar cada vez mais para esta patologia que afecta sobretudo os mais jovens.

O Gang da Esclerose Múltipla agradece à Junta de Freguesia da Marateca, na pessoa da Presidente Fernanda Esfola, à Comissão de Festas de São Pedro da Marateca e à Câmara Municipal de Palmela.

O Gang da EM é um dos parceiros da Câmara Municipal de Palmela na Rede Social do Concelho, sendo esta Caminhada de Sensibilização para a Esclerose Múltipla uma iniciativa inserida no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Palmela 2009-2013.

Para veres as fotos desta Caminhada na Marateca, clica aqui.

E aqui está o vídeo desta caminhada:


Sem comentários: