segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Fly for MS" passa por PORTUGAL!!

Em meados de Agosto de 2010 uma equipa de 2 pilotos – um romeno e outro da Estónia – assim como um fotógrafo norte americano vão embarcar em Nova York a bordo de um pequeno avião para uma viagem trans-atlântica e trans-europeia de 32.000 km, com paragens em 30 países ao longo de seis semanas.

Melhor notícia ainda é que este pequeno avião vai passar por PORTUGAL!


A ideia partiu de 4 amigos, em Julho deste ano, empenhados em sensibilizar a população mundial para a problemática da Esclerose Múltipla e não perderam tempo em conseguir, por todos os meios, os apoios internacionais necessários para a sua concretização. Contam que foi difícil conseguir alguns apoios, nomeadamente financeiros, mas quando “revelavam a ideia às Sociedades Internacionais de Esclerose Múltipla o entusiasmo era evidente”, Foi o que se passou também com a nossa Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), que apadrinhou a ideia e patrocina a equipa do “Fly for MS”.


Durante a viagem, a equipa compromete-se em voar com alguns portadores de EM que, “por estarem distantes dos hospitais, têm dificuldades em receber tratamento”. Vão ainda “compartilhar a alegria de voar com outras pessoas com EM, assim como voar com especialistas de Esclerose Múltipla até aos hospitais incapacitados financeiramente de terem consultas de EM”.


A Missão:

Os organizadores deste evento têm consciência da magnitude e ousadia desta actividade mas estão convictos do sucesso uma vez que contam com muita informação sobre a doença assim como o relato das vidas dos que foram diagnosticados, das suas esperanças e desesperos, os seus desafios e “força inacreditável de vencer”.


O público alvo é o maior de sempre para um único evento: os 30 países que vão visitar, uma população combinada de 1,2 bilhões sendo que, dessas, estão representadas 1,4 milhões de pessoas com EM, cerca de 70% do total da população mundial.


Além disso, em cada país, a equipa do “Fly for MS” vai entregar uma mensagem com as principais questões que afectam as comunidades locais com Esclerose Múltipla, juntamente com sugestões concreta
s para enfrentá-las.


Os países:

A viagem deste “Fly for MS” vai passar em 30 países: parte dos Estados Unidos da América, passa depois pelo Canadá, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Polónia, Estónia, Rússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Turquia, Israel, Grécia, Croácia, Itália, Áustria, República Checa, Eslováquia, Alemanha, Suiça, França, Espanha e PORTUGAL.

Podem ver o site desta fabulosa iniciativa em: www.flyforms.org.


Sem comentários: