domingo, 20 de junho de 2010

Chegou ao mercado o primeiro medicamento com canábis


Vende-se a partir desta segunda-feira no Reino Unido um medicamento composto por canábis, que vai servir para tratar doentes com Esclerose Múltipla.

O Sativex, da farmacêutica GW, é o primeiro medicamento com vestígios da planta a ser autorizado nas farmácias do mundo inteiro, passando assim a substituir o consumo de canábis em cigarros – cuja venda estava já autorizada como analgésico para os casos mais graves da doença.

O medicamento, que esteve em testes de laboratório nos últimos 11 anos, foi aprovado na passada sexta-feira pela Agência Reguladora de Medicamentos do Reino Unido (MHRA) e será apenas prescrito a os doentes cujos tratamentos inicias não estejam a resultar e mediante receita médica. O Sativex será vendido a um preço de cerca de 13€.

Nos EUA o Sativex está a ser testado como atenuante de dor para os casos de cancro terminal e, por isso, os médicos americanos estimam que o medicamento possa vir a ser um dos mais vendidos do mercado. Também na Europa, onde os tratamentos para a Esclerose Múltipla gastam aos cofres dos Estados mais de 500 milhões de euros por ano, o Sativex apresenta-se como uma alternativa eficaz, podendo mesmo poupar 100 milhões anuais aos serviços Nacionais de Saúde.

2 comentários:

Anónimo disse...

e para quando em portugal?

Olga disse...

Sabem como importar o medicamento do Reino Unido?
Obrigada