domingo, 13 de junho de 2010

Rebismart: um dispositivo inovador para quem tem de tomar Rebif


O Gang da EM espera que, dentro de muito pouco tempo, os doentes de esclerose múltipla que tomem Rebif possam ter acesso ao novo injector.


O RebiSmart é o primeiro dispositivo electrónico para administrar uma dose pré-definida de interferon beta-1a para o tratamento da esclerose múltipla.


É um dispositivo inovador que foi desenvolvido para se adaptar às necessidades de cada doente através dos parâmetros de conforto (profundidade da injecção, velocidade da injecção, velocidade da agulha e tempo de injecção), de segurança (para uma maior confiança no tratamento) e de monotorização com o registo da data e hora da última injecção.


Mas, sendo simples para o doente, parece não ser assim tão simples para as autoridades médicas portuguesas e isto porque o processo para a aprovação da comparticipação do novo dispositivo esteve parado, durante 7 meses, nos gabinetes do Infarmed Passado esse tempo houve finalmente o ok a um cartucho que mais não é que um género de seringa com 3 doses de Rebif, ou seja, que dá para uma semana. A Autoridade do Medicamento dizia que eram precisos novos exames farmacológicos e por isso não deu andamento ao processo durante todo aquele tempo. O produto é o mesmo, o que difere é que, o novo dispositivo não trabalha com uma única dose mas sim com um cartucho que dá para 3 doses do medicamento.


Nesta altura, e depois do Infarmed ter dado aprovação, o processo continua nos gabinetes, desta vez no do Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, à espera de aprovação para despacho. Só com essa assinatura é que é dada “ordem” para publicação em Diário da República e, aí sim, a comparticipação torna-se oficial.


Desde o final de Maio que o processo está para despacho na Secretaria de Estado da Saúde, pelo que o Gang da Esclerose Múltipla espera que não seja preciso muito mais tempo para que os doentes de esclerose múltipla passem a beneficiar de um dispositivo muito melhor para eles.


O dispositivo é fácil de manusear.


Apenas em 3 passos, o doente faz a sua injecção. As instruções passam apenas por colocar a agulha, injectar e retirar a agulha.


Uma vez por semana, será necessário substituir o cartucho do medicamento (cada cartucho tem 3 dosagens de tratamento). Estes novos cartuchos foram criados para facilitar a utilização e manuseamento do dispositivo.


É ainda de salientar que o RebiSmart já foi lançado em vários países da Europa nomeadamente no Reino Unido (Maio 2009), Alemanha e Denamarca (Agosto 2009), Espanha e Itália (Outubro 2009), Holanda, Grécia, Noruega e Áustria (Novembro 2009).


Em Portugal, para utilizarmos o novo dispositivo, e depois de uma espera de 7 meses, esperamos mais um pouco até que o Secretário de Estado da Saúde assine o despacho que vai levar nova vida aos doentes que tomem o interferon beta 1a.


2 comentários:

Afonso Freitas disse...

Tendo como fonte a SPEM, já está publicada em DR a autorização:
http://tinyurl.com/min-saude-rebismart

Anabela Casal disse...

Sim é muito facil utilizar o RebiSmar:È um briquedo eu antigamen-te dependia da minha mãe para me dar a injecção, agora sou uma pessoa dependen-te garaças ao RebiSmart...