terça-feira, 3 de agosto de 2010

Primeira Casa de Cuidados Continuados da SPEM pode surgir em Oliveira do Hospital


O sonho pode mesmo tornar-se realidade!


Há anos que a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) pretendia um terreno para construir a primeira casa de cuidados continuados para portadores de EM e agora parece que esse sonho pode mesmo ser transformado em realidade.


A direcção da SPEM esteve reunida com o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e, dessa reunião, saiu o apoio de José Carlos Alexandrino a este projecto.


Manuela Neves revelou que, na reunião, o Presidente da Câmara "foi muito sensível para poder ajudar e combinámos que, juntos, deitaremos mãos à obra", adiantando ainda que o autarca de Oliveira do Hospital "está muito empenhado no projecto e comprometeu-se a arranjar rapidamente um terreno", com uma área de sensivelmente dois mil e quinhentos metros quadrados, para a instalação daquele equipamento.


A concretizar-se, a directora da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Manuela Neves disse que este projecto "é a realização de um dos grandes sonhos" da SPEM, dado que os doentes com esclerose múltipla "têm necessidades específicas" e, neste momento, "acabam por ser encaminhados para lares de terceira-idade ou para outros espaços indiferenciados".


Relativamente à escolha de Oliveira do Hospital para a instalação deste equipamento social destinado a receber doentes de norte a sul do país e com capacidade para cerca de 50 utentes, a directora da SPEM elege a centralidade do concelho oliveirense como um factor preferencial, mas também destaca o clima. "É um sítio onde durante a maior parte do ano não faz calor, o que é bom para os doentes", refere.


O comentário do Gang da EM


O Gang da Esclerose Múltipla espera que esta notícia seja uma realidade muito brevemente visto que há muito tempo que devia haver uma instituição como esta.


Expressamos aqui a nossa satisfação ao tomar conhecimento desta notícia porque, como afirmou a directora da SPEM, Manuela Neves, muitas das vezes os doentes de esclerose múltipla são encaminhados para lares que não têm noção como tratar estas pessoas tão especiais.


Fazemos votos para que a primeira pedra desta Casa de Cuidados Continuados para portadores de EM seja lançada a médio prazo e que a sua contrução seja feita o mais rápido possível!


Queremos agradecer também, em nome de todos os membros do Gang da EM, doentes de esclerose múltipla, a disponibilidade do Presidente das Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e o seu apoio aos portadores de EM.


Agradecemos também à SPEM por não ter deixado morrer o sonho. O caminho pode ser difícil mas, pouco a pouco, os objectivos podem ser alcançados! Acreditamos mesmo nisso e é isso que nos MOVE!


Ler mais sobre a notícia…


3 comentários:

Tuka Siqueira disse...

Bacana isso. Tomara que se concretize.

Mena disse...

Parabéns pelo esforço ... tudo o que se faça em prol da esclerose múltipla é sempre pouco, isto para mim é uma grande notícia. Não podia deixar de comentar.
Bem haja e muita saúde a quem, teve essa iniciativa
Tudo de bom

Gang da EM disse...

É, realmente, uma excelente notícia!

Parece que o esforço da SPEM está a dar frutos, o que deixa o Gang da EM super satisfeito. É por isso que não podiamos, de forma nenhuma, deixar de publicar esta excelente notícia! Afinal, trabalhamos todos para o mesmo: acabar com esta doença maluca que decidiu encontrar-nos! ;o)

Muitos beijinhos para as duas e bem hajam por comentarem estas (e outras) notícias que publicamos neste blog!

Juntos, venceremos esta sede de vencer!!