quinta-feira, 24 de março de 2011

A "actuação" do Gang da EM no Externato As Descobertas

No dia 16 de Fevereiro o Gang da EM deslocou-se ao Externato As Descobertas, no Restelo, em Lisboa, a convite do director, para uma Sessão de Esclarecimento sobre a Esclerose Múltipla.

Os membros do Gang da EM depararam-se com a atenção de cerca de 30 alunos do 3º Ciclo, com idades compreendidas entre os 12 aos 15 anos, que não se fizeram rogados a fazer todas as perguntas imaginárias sobre esta doença do sistema nervoso central.

Uns já tinham ouvido falar da EM, outros tinham até ouvido falar na mielina, mas nenhum percebia como é que a esclerose múltipla afecta, realmente, o sistema nervoso central.

A visualização de um cabo eléctrico descarnado deu o exemplo, ao vivo, de como a mielina se desfaz.

Por entre perguntas e respostas, os membros do Gang da EM lá foram explicando quais os sintomas da doença, quem é afectada por ela e quando é que ela aparece.

Mas o melhor para estes alunos foi quando tirámos "um coelho da cartola", isto é, um exemplo concreto que permitiu que todos eles sentissem na pele alguns dos sintomas da EM, tais como a visão dupla, visão turva e a falta de sensibilidade.

Foi notório alguns desabafos: "Oh, mas como é que conseguem andar um dia inteiro a ver desta maneira, com a visão dupla?".

O Gang da EM agradece o convite formulado pela direcção do Externato As Descobertas esperando que o nosso contributo tenha contribuído para uma melhor compreensão sobre a Esclerose Múltipla.

O nosso Muito Obrigado também aos professores e alunos por toda a sua colaboração.

Aqui ficam as fotografias!



1 comentário:

Anónimo disse...

Foi muito bom. Bjs Patricia