quinta-feira, 17 de março de 2011

Primeiro Estudo Epidemiológico de Abrangência Nacional sobre a Esclerose Múltipla


O último estudo epidemiológico sobre Esclerose Múltipla data da década de 80 e desde essa altura que se anda a dizer que existem cerca de 5 mil pessoas com Esclerose múltipla em Portugal. Ora, nesta altura, todos sabemos que esse número é tudo menos real.


Para acabar de vez com as dúvidas, o neurologista Joaquim Pinheiro elaborou um estudo onde se debruçou ainda na prevalência, demografia e percepção de EM em Portugal.


Este é, assim, o Primeiro Estudo Epidemiológico de Abrangência Nacional sobre a Esclerose Múltipla denominado “Conhecer e Desmistificar”.


O neurologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla – GEEM chegou à conclusão que metade dos portugueses admite não saber o que é a Esclerose Múltipla (EM).


Sabe-se ainda que existem 3 500 pessoas em tratamento, mas muitos outros estarão por identificar.


O documento será apresentado por Joaquim Pinheiro, coordenador do Estudo, no próximo dia 23 de Março, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, numa sessão que contará com a colaboração de Joana Guimarães, neurologista do Hospital de São João.


Fonte: Fábrica de Conteúdos



Sem comentários: