segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PARLAMENTO - Verdes querem saber se há corte de medicamentos



O deputado de «Os Verdes», José Luís Ferreira, anunciou a entrega esta segunda-feira, na Assembleia da República, de uma pergunta sobre o alegado corte de medicamentos a doentes com esclerose múltipla, nomeadamente no Hospital de São João, no Porto.

O deputado questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre «que medidas vai tomar para que estes doentes não sejam prejudicados nas suas terapêuticas?».

No texto entregue na Assembleia da República, José Luís Ferreira refere que «vários doentes com esclerose múltipla, que são seguidos no Hospital de São João ¿ Porto (HSJ), estão a ser aconselhados a consultar o seu médico para alterarem a sua terapêutica».

«Esta situação, ao que apurámos, prende-se com a dívida que o HSJ tem para com o fornecedor do medicamento REBIF e de o Conselho de Administração não ter encomendado o respetivo medicamento», diz o deputado em declarações à agência Lusa.

«Os Verdes» querem saber «porque razão têm de ser os doentes a pagar com a sua saúde o diferendo que opõe o Conselho de Administração do HSJ à empresa fornecedora do medicamento».

Segundo a empresa fornecedora, citada por aquele deputado, «não há qualquer género de restrição ao fornecimento do seu medicamento ao Centro Hospitalar de São João, EPE» e alerta para o facto de a «alteração da medicação em doentes controlados poder provocar alterações significativas e por vezes irreversíveis do nível de saúde do doente».

O grupo parlamentar de «Os Verdes» tem questionado e alertado para «a especificidade do tratamento desta doença, pois cada doente é um caso específico, e para os fármacos, as suas dosagens e as diversas formas de administração», considerando que «o condicionamento ao acesso dos medicamentos necessários aos doentes com esclerose múltipla é uma violação do direito de acesso universal e equitativo aos cuidados de saúde».

Fonte: tvi24

Sem comentários: