quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TEM apresenta queixa aos Provedores de Justiça


A TEM, Associação Todos com a Esclerose Múltipla apresentou queixas aos Provedores de Justiça português e europeu sobre um vazio legal que impede a construção do Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas (CMDN) em Braga.

"É inaceitável que, decorridos quatro meses, não haja qualquer resposta. Por isso apresentámos uma queixa na Procuradoria da Justiça. A TEM não está a pedir dinheiro a nenhum ministério. Apenas quer construir este centro de acordo com a legislação para poder usufruir de protocolos e melhor servir os futuros utentes", revelou Paulo Pereira, presidente da TEM.

A acusação da TEM foi feita durante uma conferência de imprensa, cujo objectivo foi "dar conhecimento à sociedade da inércia legislativa e da falta de respostas do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e solidariedade", esclareceu Paulo Pereira.

Fonte: Agência Lusa, Visão, Ionline


Nota do Gang da EM:

O Gang da Esclerose Múltipla considera que é urgente a construção deste Centro Multisciplinar para doenças Neurodegenerativas, pelo que apela às entidades competentes para desbloquear o processo burocrático.

Esta é uma doença degenerativa mas há que ter em conta que a evolução da EM não é igual para todos.

Havendo muitas pessoas portadoras de esclerose múltipla em Portugal (somos bem mais de 5 mil, como se diz), consideramos que é imperativo que as associações façam tudo por tudo para estar ao lado de todos os doentes com EM. Elas têem-no feito, de uma maneira ou de outra... O que achamos é que, quando há a intenção de criar um Centro como este não deve haver uma completa falta de diálogo entre Estado e Associações.

Por tudo isto, apelamos aos ministérios competentes que, pelos menos, dê resposta às intenções da TEM porque a construção de um Centro desta natureza pode dar efectivamente uma maior qualidade de vida a muitas pessoas com EM e Alzheimer, por exemplo.


Sem comentários: