
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Jogos da Wii permitem melhorar movimentos de doentes de esclerose múltipla

quinta-feira, 28 de outubro de 2010
A Esclerose Múltipla pode ser uma doença controlada em 2015!

Mas faltam estratégias para regenerar o tecido danificado. As terapias celulares têm sido aplicadas com sucesso em doenças hemato-oncológicas e os resultados experimentais permitiram considerar os primeiros estudos clínicos para aplicar em tratamentos de esclerose múltipla diferentes tipos de células estaminais regenerativas.
Este X Congresso Internacional de Neuroimunología reuniu mais de mil neurologistas, especialistas em esclerose múltipla.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
O nosso MUITO OBRIGADO!!!!!!
Mais de 60 pessoas na Sessão de Esclarecimento do Gang da EM
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Gang da EM organiza Sessão de Esclarecimento em Airães
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Missão cumprida: Fly for MS deixou marcas em Portugal
Gand da EM coordena Sessão de Esclarecimento em Airães
O Gang da Esclerose Múltipla vai organizar este fim de semana em Airães, Felgueiras, uma Sessão de Esclarecimento sobre a doença.
O encontro está marcado para as 21h deste Sábado, dia 23 de Outubro, sede da Junta de Freguesia de Airães e tem entrada livre.
Esta acção será coordenada por nós, Gang da Esclerose Múltipla, mas terá a preciosa ajuda da Junta de Freguesia de Airães que nos cede o espaço e nos ajuda com toda a divulgação.
Será uma importante oportunidade, através dos nossos conhecimentos e experiências, explicarmos o que é a Esclerose Múltipla, como é viver com a doença, revelar experiências de tratamentos e falar da importância de partilha de vivências na doença.
Vitor Vasconcelos, o presidente da Junta de Freguesia de Airães refere, no seu convite à população que “será, sobretudo, uma oportunidade de presenciar a força de vontade e de querer de pessoas que um dia foram catalogadas com a Esclerose Múltipla, mas que não baixaram os braços à adversidade, encontrando na entreajuda e na partilha um outro sentido para a vida!”

O repto da Junta de Airães para a participação da população vai também no sentido de haver uma representação ainda maior do concelho de Felgueiras no “Move-te pela Esclerose Múltipla”, no próximo mês de Maio de 2011.
Se puderem e estiverem perto… APAREÇAM na Sessão de Esclarecimento em Airães dia 23 de Outubro, o próximo Sábado!!!!!
Programa de apoio aos doentes com esclerose múltipla É MESMO UMA REALIDADE

Numa fase inicial, durante o primeiro mês, o doente a quem foi prescrito interferão beta-1a IM, receberá todas as semanas em sua casa a visita de um enfermeiro para o ajudar na administração do seu tratamento e apoiar as suas necessidades físicas e psicológicas.
Para Helena Cardoso, Enfermeira do Serviço de Neurologia do Hospital Amadora-Sintra, “o objectivo do Nextcare é dar apoio rápido e conveniente ao portador de EM, sendo que o Enfermeiro tem aqui um papel fundamental. Pela relação próxima que os doentes têm com os enfermeiros, existe uma confiança e uma cumplicidade muito importante entre eles. Este serviço vem reforçar ainda mais esta forte ligação, ajudando doentes e famílias afectadas pela EM”.
O telefone Nextcare é o 800 20 30 24.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010
SPEM desmente apoio gratuito para portadores de esclerose múltipla
A SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla garantiu ao Gang da EM que não existe plano para que os portadores de esclerose múltipla tenham um apoio gratuito, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Em conversa com Fátima Paiva, a presidente da SPEM desmente a notícia avançada pelo Açoriano Oriental, a qual o Gang da EM teve acesso.
Na notícia podia-se ler que a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla iria lançar este novo projecto ainda esta semana, para que haja “um apoio completo e personalizado”.
O objectivo deste novo apoio seria ajudar os doentes de norte a sul do país a “desenvolver uma maior autonomia e controlo no seu dia-a-dia e aumentar a sua qualidade de vida”, através de um acompanhamento físico e telefónico regular, com o apoio de enfermeiros especializados na área.
Esta é então uma notícia NÃO CONFIRMADA visto que a Presidente da SPEM afirma categoricamente que este é um projecto que não está em marcha nesta altura.
Fly for MS já está em Lisboa!

O Fly for MS tem por objectivo consciencializar a população mundial para a Esclerose Múltipla e irá passar por 30 países, incluindo Portugal.
A iniciativa partiu de Nova Iorque em Agosto, com um grupo de 11 voluntários pela doença, e pretende transportar pessoas com esclerose múltipla que vivam em zonas com escassos recursos médicos a hospitais e/ou a especialistas da doença para que tenham tratamento adequado à doença.
O avião Fly for MS já aterrou em Portugal. Amanhã de manhã tem viagem marcada para a Covilhã onde vai buscar dois portadores de esclerose múltipla para que possam receber tratamento no Centro de Reabilitação da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
A recepção aos coordenadores desta iniciativa foi feita esta tarde nas instalações da SPEM, em Lisboa.
O projecto Fly for MS irá percorrer, na totalidade do trajecto, mais de 46 mil quilómetros e realizará 154 horas de voo.
Vai permanecer em Portugal até 6ª feira, dia 22 de Outubro.
O avião de sensibilização para a EM já visitou 23 países mas ainda lhe faltam outros 7 países. Portugal será o 24º país a ser visitado.
No dia 22 o avião Fly for MS parte para o Reino Unido para depois estabelecer rota para a Irlanda, Islândia, Groenlândia, Canadá e depois, no dia 31 de Outubro, regressa aos Estados Unidos, país de origem.
O Gang da Esclerose Múltipla agradece a todos quantos contribuíram para esta iniciativa mundial!
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Esclerock 2010: um concerto catalão de solidariedade pela EM

No dia 27 deste mês, a cidade de Barcelona vai-se juntar para mais uma edição do Esclerock, um concerto de rock de solidariedade para com as pessoas afectadas pela EM.
O Esclerock é organizado pela Fundação GAEM (Grupo de Afectados pela Esclerose Múltipla), com o objectivo de divulgar o conhecimento sobre a doença e angariar fundos para projectos de pesquisa em terapia celular: o Projecto Tolervit MS e o Projecto Oligorep EM.
Este concerto espanhol teve a sua primeira edição em 2008 e superou as espectativas quando reuniu inúmeros espectadores. No dia 27 deste mês o Esclerock realizar-se-á na Sala Luz de Gas de Barcelona.
O concerto terá a duração de duas horas e os bilhetes-donativo custarão 20€ que darão direito a um sorteio no intervalo do espectáculo.
A Fundação GAEM tem como objectivo angariar fundos para o financiamento da investigação médica independente, na esperança de encontrar soluções para a esclerose múltipla. É também responsável pelo apoio às pessoas afectadas e respectivas famílias, bem como ajudar a reintegração dos doentes.
Este ano a organização aposta em grupos de jovens cantores que estão a fazer sucesso no cenário musical em Espanha: Victor Electrik Band, Lidia Guevara, Masciano Lucas, La Porta dels Somnis e Monica Verdsa, estando a apresentação a cardo do escritor britânico Mathew Tree-Catalão, da jornalista da Rádio da Catalunha, Xavier Graset, da apresentadora da TVE, Ainhoa Arbizu e da actriz espanhola Rosemary Catalan Tápias.
Para conhecerem o Spot deste concerto:
sábado, 9 de outubro de 2010
"Dueto para Um" - A história verídica da violoncelista com esclerose múltipla em palco, no Porto
