quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Petição: Campanha por um Acesso ao Trabalho Condigno


A Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF) lançou uma petição online que vai permitir que o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (que este ano se celebra no dia 25 de Maio) seja também encarado como um dia de luta por um trabalho digno.


Intitulada Campanha por um Acesso ao Trabalho Condigno, a petição visa “pedir aos líderes de todo o mundo que se unam às entidades empregadoras e demais, de modo a eliminarem as barreiras que impedem que pessoas com doenças crónicas flutuantes, como a esclerose múltipla, tenham acesso a um emprego condigno”.


Pode ainda ler-se no texto da petição que “as pessoas com deficiência e/ou doenças crónicas são frequentemente marginalizadas pela sociedade e os seus direitos de acesso ao trabalho não são reconhecidos pelas entidades empregadoras nem salvaguardados pela legislação no seu país.


Por tudo isto, a Federação Internacional de Esclerose Múltipla quer que os líderes mundiais reconheçam, protejam e promovam os direitos de acesso a um trabalho condigno das pessoas com esclerose múltipla e outras incapacidades.


O Gang da Esclerose Múltipla gostaria de dar o pontapé de saída e desafiar-vos a concordar com este documento.


Nesta altura, são muito poucos os portugueses que já assinaram esta petição.


Não devemos deixar de o fazer, para nosso próprio bem!!


Passa assinar a petição Campanha por um Acesso ao Trabalho Condigno, clica aqui.



5 comentários:

mariadanazare disse...

Embora, até agora, a minha filha não tenha tido problema em arranjar trabalho, eu assinei esta petição porque sei que isso apenas se deve ao facto de que ninguém sabe que ela é portadora de EM. A grande maioria da população desconhece-a e, inclusivamente, confunde-a com a Arterioesclerose. Por isso, todas as campanhas de sensibilização e esclarecimento são bemvindas.

Gang da EM disse...

Obrigada, Maria da Nazaré!
Todas as assinaturas contam... É uma verdade que ainda há muito bons patrões, muito compreensivos mas, infelizmente, a maior parte que temos conhecimento não entendem o que é a doença.
Afinal, às vezes vale só a pena ter uma isenção de horário.....
Um beijinho grande para si e para a sua filha!

Unknown disse...

O meu contrato de estágio profissional foi recentemente cessado pela entidade empregadora, por não conseguir fazer o horário nocturno (devido ao cansaço). No entanto, podia fazer os outros turnos sem qualquer problema...enfim.

Unknown disse...

Não referi anteriormente...mas sou portadora.

mariadanazare disse...

Muito obrigada pela vossa resposta. Não fiz mais do que a minha obrigação moral de ser mais uma voz para tentar mudar as coisas. Infelizmente todas as desculpas são boas para se descartar alguém, de que já não precisamos, como foi o caso provável da nossa amiga Cecília. Esperemos melhores dias. Beijinhos.