terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Teste clínico de novo anticorpo pode vir a revolucionar tratamento para a EM







E aí está a primeira grande notícia do ano sobre a mais recente evolução clínica no que toca à EM!

A Vaccinex, uma companhia privada de biotecnologia sediada em Nova Iorque, vai iniciar um teste clínico de novo anticorpo terapêutico em pacientes com cancro e com tumores sólidos avançados. O anúncio foi feito hoje pela empresa depois da FDA (Food And Drug Administration) ter dado autorização para o início da Fase 1 do teste clínico para avaliar a segurança, nível de tolerância, farmacocinética e farmacodinâmica do anticorpo terapêutico VX15/2503.

O VX15/2503 é um novo anticorpo humanizado que bloqueia a atividade da semaforina 4D (SEMA4D).

"A SEMA4D é um alvo terapêutico muito interessante que possui propriedades biológicas notáveis e relevantes para várias doenças", disse Maurice Zauderer, presidente e director executivo da Vaccinex.

A semaforina é uma molécula que orienta a activação e o movimento de variados tipos de células em formas diferentes. A SEMA4D promove, por exemplo, a migração de células de tumor com metástase para novos locais, assim como o crescimento de células que formam novos vasos sanguíneos necessários para fornecer nutrientes e energia para os tumores. A previsão é que, ao bloquear este sinal, o anticorpo anti-SEMA4D vai inibir o crescimento dos tumores primários e restringir as metástases para novos locais.

Ora, se até aqui a notícia já é muito boa, o melhor (para nós portadores de EM) é que este anticorpo tem uma outra função.

Em doenças desmielinizantes como a esclerose múltipla, a mesma semaforina tem um efeito contrário no crescimento das células, evitando a regeneração e remielinação dos neurónios danificados. Neste caso, disse Maurice Zauderer, "o anticorpo VX15/2503 pode ser uma nova abordagem, totalmente radical, para o tratamento da esclerose múltipla, agindo como anti-inflamatório para proteger contra a progressão da doença, mas promovendo também a cura do tecido danificado".

A Vaccinex pretende iniciar um segundo teste do VX15/2503 para a esclerose múltipla ainda este ano.

A Vaccinex é uma empresa de biotecnologia norte americana envolvida na descoberta e desenvolvimento dos anticorpos monoclonais terapêuticos e vacinas para tratar doenças graves.

Fonte:


1 comentário:

disse...

Que coisa boa!!! Bom começar o ano, sabendo q estudos cientificos continuam, progridem e novas hipoteses para uma futura "solução" nos vira de encontro!
Abraços a todos, Feliz ano todo p nós! Sorte amigos....