quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa de apoio aos doentes com esclerose múltipla É MESMO UMA REALIDADE




Afinal os doentes de esclerose múltipla vão mesmo ter acesso a um programa gratuito de apoio mas este é um programa a quem foi prescrito o interferão beta-1a IM, ou seja, o Avonex.

A notícia avançada pelo jornal Açoriano Oriental citava a agência Lusa e atribuía o programa à SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, mas este foi um engano na redacção da agência Lusa, soubemos de fonte segura.

Este programa denomina-se Nextcare, é patrocinado pela Biogen Idec. e garante um "apoio gratuito, completo e personalizado, 24 horas por dia, 365 dias por semana", tendo por objectivo "ajudar os doentes de norte a sul do país a desenvolver uma maior autonomia e controlo no seu dia-a-dia e aumentar a sua qualidade de vida, através de um acompanhamento físico e regular, com o apoio de enfermeiros especializados na área".

No comunicado, a que o Gang da EM teve acesso, pode ler-se ainda que o Nextcare inclui uma linha gratuita de apoio, enfermagem gratuita ao domicilio e materiais informativos sobre a doença e o programa.

Numa fase inicial, durante o primeiro mês, o doente a quem foi prescrito interferão beta-1a IM, receberá todas as semanas em sua casa a visita de um enfermeiro para o ajudar na administração do seu tratamento e apoiar as suas necessidades físicas e psicológicas.


Para Helena Cardoso, Enfermeira do Serviço de Neurologia do Hospital Amadora-Sintra, “o objectivo do Nextcare é dar apoio rápido e conveniente ao portador de EM, sendo que o Enfermeiro tem aqui um papel fundamental. Pela relação próxima que os doentes têm com os enfermeiros, existe uma confiança e uma cumplicidade muito importante entre eles. Este serviço vem reforçar ainda mais esta forte ligação, ajudando doentes e famílias afectadas pela EM”.


O telefone Nextcare é o 800 20 30 24.


Para que não subsistam mais dúvidas, deixamos aqui o comunicado emitido pela Guess What onde podem ver na íntegra estas informações a que tivemos acesso:


5 comentários:

António disse...

Boas tardes.

Fui diagnosticao com Esclerose Multipla Primaria Progressiva em Julho deste ano. Iniciei nessa altura o tratamento com Betaferon. Nessa altura tomei conhecimento de que a Bayer tambem disponibilizava um numero 800 de apoio 24h com enfermeira de apoio.
E posso confirmar isto pois já usei o numero mais de 1 vez...

Cumprimentos a todos

Antonio

Gang da EM disse...

António, muito obrigado por esse esclarecimento! É mesmo uma boa notícia!
Sabíamos que havia alguns enfermeiros de norte a sul mas não tínhamos consciência de que haveria um número verde.
Podes ceder-nos esse nº e o nome do enfermeiro responsável para o nosso mail, por favor? Assim compilamos informação...
Muito obrigado e tudo de bom para ti!!

António disse...

Pensei que já tinha respondido mas aqui vai: acedam ao site http://www.ms-gateway.com.pt e aí encontram informação adicional.

Anónimo disse...

Boa noite! Isto não é novo... eu tomo rebiff e sempre tive apoio da minha enfermeira e não só....

Segue o link do site para quem não conhece: www.rebicare.pt

Inoca disse...

Olá!
Esta é uma notícia nova, sim, uma vez que se destina a pessoas que fazem tratamento com Avonex.
O Rebicare já existe há uns anos, é certo, e pode-se dizer que esse serviço é o mais conhecido, mas também a Bayer presta esse serviço aos seus pacientes.
De qualquer maneira, o nosso muito obrigado pela participação!
Tudo de bom!!!