Sem excessos, mas a curtir muito claro!O Gang da EM manda a todos aquele abração muito nosso,
bem apertadinho :) Feliz ano novo!
Apesar do frio cortante, mais especificamente uns 5º de temperatura de "frigorífico ambiente", fomos quase 140 em mais uma edição do nosso grande almoço de Natal. Ena, já somos tantos! Obrigada a todos os resistentes!
Em todos os convívios lembramos sempre quem não pôde estar presente por motivos de força maior, estamos sempre no coração uns dos outros, lembramos TODOS sempre!
Agradecemos à Dra. Sónia Batista, Dr. João Sargento Freitas, Dra. Lívia Sousa e Enf. Isabel André, que nos proporcionaram uma manhã cheia de ensinamentos e partilhas sobre EM. É bom ouvir falar assim sobre uma doença que não precisa de ser um monstro, precisamos é de pô-la onde ela deve estar, ao nosso nível, aprendendo a lidar com ela! O nosso obrigado de coração: a sabedoria aliada à entrega deu os frutos a que pudemos assistir. Vamos querer mais e vamos nos portar bem, cuidando cada vez melhor de nós próprios (assim damo-vos menos trabalho e é a melhor forma de agradecer, certo?) :)
Agradecemos à loja de Aveiro da Toys'R'Us que, através do seu gerente e encarregado de loja, José Pinto e Nuno Barreto, nos ofereceram brinquedos para todas as crianças presentes. Foi um momento magnífico. Por momentos, sentimo-nos autênticos pais natais :)
Agradecemos à SPEM Faro que, através da Cátia Pina, nos fez chegar livros infantis da Maria Jesus Guerreiro Bispo, presidente daquela delegação. Mais uma vez, aqui foram os papás babados que agradeceram as inúmeras estórias para contar aos mais pequenos!
Agradecemos ao Enf. Carvalho e ao Enf. Licínio que nos fizeram chegar dvd's de reabilitação para distribuir pela malta.
E agora.... tchammmmmmmm! Fotos! :)
Faltam menos de 2 semanas para nos encontrarmos!!! :)
Confirmações até dia 25 de Novembro, terça-feira, e façam-no quanto antes, pois ajudam-nos imenso a organizar o evento.
Quando enviarem o email ou telefonarem a confirmar, lembrem-se de
CONTACTOS
E-mail: gang.da.em@gmail.com
Blog: http://www.gangem.blogspot.com/
Nuno (Marinha Grande) - 96 385 0660
Ruca (Leiria) - 91 404 0908 / 96 353 5557
Xana (Lisboa) - 96 562 2103
Inês (Lisboa) - 96 366 8563
Dora (Lisboa) - 96 832 2507
Luísa (Aveiro) - 96 006 4446
Palavra de ordem: inscrever! :) :)
Loisa (ou Luísa no BI!!), Dorita, Sandra, Paula, Marco, Sónia e Jacinta.
O encontro foi organizado pelo Enf. Carvalho e o Enf. Licínio dos Hospitais Universitários de Coimbra (HUCs). Eles fizeram-nos acordar muito cedinho a um sábado, mas por bons motivos! Ora vejam aqui o programa das apresentações:
Tirei alguns apontamentos, prometo arranjar mais algum material para publicar aqui. É impossível reproduzir o que nos foi dito, com muita pena minha, pois as apresentações foram todas mesmo muito boas...
O encontro de hoje foi um grande momento de convívio, onde recebemos também muita e excelente informação por parte destes profissionais de saúde. E rimo-nos imenso, mesmo muito! Quem foi que diga e tente contar! :) eheh
Pela parte que nos toca, a nós Gang, o nosso agradecimento, pois são profissionais de saúde como estes que desmitificam a doença e põem para trás os fantasmas e os medos. Além de excelência a nível técnico, são muito humanos e entregam-se de coração à nossa causa. Isso faz toda a diferença, tanto aos portadores como aos familiares/amigos (cuidadores), porque ninguém pode fazer todo o caminho sózinho. E ter uma doença crónica não é o fim, é um novo começo.
Temos a consciência que este tipo de eventos nos ajuda imenso a integrar a realidade que é viver com EM. E hoje vivemos melhor por termos este círculo onde nos apoiamos e podemos contar sempre. Queremos dar mais um passo no sentido de contribuirmos para a educação e formação das pessoas sobre a doença e suas repercursões, pelo que no almoço de Natal do Gang deste ano vamos ter alguns destes médicos e enfermeiros connosco. Será excelente, prometemos!!
Bora lá dar uma nova cara à EM em Portugal??
Vou também ter mais fotos, que depois coloco aqui no post. Em breve o Enf. Carvalho também irá escrever alguma coisa no blog dele, vão passando por lá ;) http://omeuapoioaesclerosemultipla.blogspot.com/
Se tiverem novidades do que se passa pelo nosso país fora, escrevam-nos, para publicarmos aqui. o_gang_da_em@sapo.pt. Fiquem bem!
Enf. Ana Clara, Enf. Carvalho e Enf. Júlia.
Obrigada Ju, Sónia e Marco, o almoço de convívio estava irrepreensível, o dia foi fantástico. E agora, quem é se atreve a organizar o próximo depois destes almoços no Alentejo e no Minho? :) Em breve daremos notícias para o nosso tradicional Almoço de Natal do Gang, mas estou cá com uma felicidade de ver o Gang a encontrar-se por este país fora... Cadê a fadiga? Alguém está cansado de se divertir?
Perspectiva do pessoal na sessão de perguntas e respostas
Depois de cada momento que estamos juntos, cada vez tenho mais a certeza que fazemos a esclerose múltipla bem mais pequena e fazemos da nossa vida algo bem maior, com mais força e coragem para a viver em pleno. Descomplicamos os nós da doença porque sentimos que pertencemos a algo maior ;) Obrigada Gang, obrigada a todos que pertencem aqui!
É só sorrisos... Oh Ilídio, estás em todas! Ai esse olhar Marquito! :D
E agora... faltam-me fotografias do almoço de Biana, nota-se um bocadito não é? :) Quem tem para enviar?
Nos EUA está a decorrer a Semana Nacional das Doenças Invisíveis, de 8 a 14 de Setembro. Segundo as estatísticas do site oficial desta campanha, cerca de 96% das doenças são invisíveis. Parece um número exagerado, mas se nos lembrarmos das depressões, dores de costas e de cabeça, sinusites, EM, fibriomialgia, artrite reumatóide, tumores, cancros, diabetes, etc, etc, num rol de doenças crónicas invisíveis q não caberia aqui no blog, então o 96% já não nos parece tão despropositado. Claro que não devemos inventar doenças! E há quem use a doença como defesa ou para conseguir algo, coisa que me custou imenso a aceitar dp de saber q tenho EM. Inventar o quê, não chega o que temos? Mas tudo na vida depende da forma de ser e de agir de cada um, e só podemos ser o melhor q sabemos ser em cada momento da vida. Ainda assim, a grande maioria das pessoas sofre em silêncio, com medo das represálias, da incompreensão. Se houvesse mais entendimento, provavelmente ninguém necessitaria de "inventar" doenças para chamar a atenção. Estamos com défice de amor, carinho e atenção no mundo!!
Fica aqui a chamada de atenção para um movimento em prol de algo que não é muitas vezes visível aos olhos mas é sentido no corpo e no coração, logo é real. Vamos olhar de frente, vamos olhar com olhos de ver, vamos ajudar hoje mesmo alguém que sabemos que tem este tipo de dificuldades em lidar com as suas dores invisíveis, vamos ajudar alguém começando por nós: como reajo perante alguém que me pede para passar à frente; como reajo qd preciso de ajuda, será q me escondo e calo ou peço de forma delicada para me ajudarem?
E vocês, como lidam com as vossas questões invisíveis? Escrevam!
Fui espreitar o que os nossos amigos andam a escrever na net. Aqui fica um apanhado do meu passeio, juntos aprendemos todos muito mais:
Diário EM (Telmo)
Diário: Desafio - O Telmo pede ideias/sugestões para melhorar a informação no blog e fazermos mais coisas pelo Gang. Assim é que é! Vamos dar uma ajuda? Estamos a ajudarmo-nos ;)
Blog Esclerose Múltipla (Brasil)
http://esclerosemultipla.wordpress.com/ - Este é talvez o blog mais completo com informações úteis e notícias sobre EM em Português, uma autêntica enciclopédia para visitar.
O Forreta e a EM (Aricada)
Cafeina em altas doses pode impedir a E.M. - O Forreta mostra-nos também em Português as últimas notícias do mundo EM na internet.
Viver a Vida com Esclerose Múltipla (Carlos)
Vão fazer 2 Anos que me foi diagnosticada a E.M.! - Ena Carlos, assim de repente não é propriamente motivo para arranjarmos um bolo e velas, mas que a coragem e a força se mantenham companheiras no teu caminho!
O meu apoio à Esclerose Múltipla (Enf. Carvalho)
Adesão à terapêutica - confesso que este post foi o motivo deste passeio, porque o assunto, grrrr, mexe um bocado, muito!, comigo. Vale a pena falarmos sobre o assunto: porque nos é tão difícil manter o compromisso de tomar a medicação no dia e hora estipulados? Estou a pensar fazer uma votação com os motivos... os que me lembro assim de repente:
E por aqui me fico, há mais blogs amigos EM por aí para adicionar?
Aproveitem o Verão, o sol, o ar livre, partilhem sorrisos. Nunca é demais reforçar: cuidado com o calor mas não se privem de apanhar sol, ar fresco e fazer exercício. Ter EM não invalida sermos activos, à nossa maneira. Não resisto a colocar aqui uma frase que vi num nick do MSN de uma amiga (obrigada pela inspiração!):
Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equílibrio. (Albert Einstein)
Boas férias para quem as tiver ;) até.... já!
Spot da campanha solidária da esclerose múltipla em Espanha
13 de Julho de 2008
Campanha “Mójate por la Esclerosis Múltiple” (Molha-te pela Esclerose Múltipla)
É uma acção de sensibilização social e de solidariedade para com as 40.000 pessoas que sofrem de EM em Espanha.
Traduzido do site: http://www.esclerosismultiple.com/Mojate.html
Vai ser o primeiro grande almoço no Alentejo, dos muitos que se seguirão!! Quem vai deixar escapar esta oportunidade? :)